substantivo masculino Vontade ou intenção de desenvolver, de realizar alguma coisa: os desígnios do presidente. ... [Figurado] Expressão de um desejo, intenção ou vontade: nunca consegui realizar meus próprios desígnios. Etimologia (origem da palavra desígnio). Do latim designium, do verbo designare, "indicar".
Desígnio é mais que um simples desejo, são as disposições do Senhor, Seus planos, projetos e propósitos de amor para nós. ... Mas todo ser que realiza a finalidade de sua existência com fé, amor e perdão, é uma bênção para si e para os outros e Deus gosta disso.
Designou vem do verbo designar. O mesmo que: escolheu, determinou, nomeou, mostrou, caracterizou.
substantivo feminino Ação de atribuir nome a algo ou alguém; designação: a denominação da cidade foi escolhida pelos moradores. Ação ou processo através do qual algo ou alguém é designado.
Já a Denominação Social designa sempre o objeto da Sociedade acompanhado de uma palavra ou expressão de uso comum. Caso a Sociedade tenha mais de uma atividade para compor a Denominação Social, deverá ser escolhida uma delas. Lembrando que a atividade fim da Sociedade deverá estar presente na Denominação Social.
O nome empresarial da sociedade limitada pode ser de dois tipos: DENOMINAÇÃO ou FIRMA integradas pela palavra final "Limitada" ou a sua abreviatura Ltda, de acordo com o art. ... c) Pelo nome completo ou abreviado de um dos sócios: ROBERTO DA SILVA PEREIRA & CIA LTDA ou R DA S PEREIRA E CIA LTDA.
A sociedade limitada (LTDA) é aquela formada por duas ou mais pessoas, podendo ser pessoa natural ou jurídica, com capital social dividido em quotas. ... A responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor de suas quotas, mas todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social.
Firma social: a firma será composta pelo nome civil do empresário ou de um ou mais de um dos sócios. No caso do empresário, será seu nome civil completo. No caso dos sócios, poderá ser o nome completo ou, para não ficar extenso, apenas do seu patronímico (sobrenome dado pelo pai) (arts. 1.
Para escolher nome empresarial o nome comercial deve ser o do titular. No caso de o nome descumprir com o princípio da novidade, deverá ser abreviado algum dos nomes, desde que não seja o último nome, ou deverá acrescentar a principal atividade econômica da empresa.
Use nome ou sobrenome de um ou mais sócios + Ltda para criar o nome da firma de forma simplificada. Use Nome + Atividade + Ltda para criar um nome com o ramo de atividade como um descritivo. Lembre-se de SEMPRE fazer uma pesquisa prévia na Junta Comercial para ver a disponibilidade do nome escolhido.
O nome empresarial poderá ser de dois tipos, que são a DENOMINAÇÃO SOCIAL ou FIRMA SOCIAL. A denominação social deverá designar o objeto da sociedade, de modo específico, não se admitindo expressões genéricas isoladas, como: comércio, indústria, serviços.
O Código Civil, em seu Art. 1.
Existem no Direito, conforme o disposto no artigo 1.
O nome empresarial atenderá aos princípios da veracidade e da novidade e identificará, quando a lei assim o exigir, o tipo jurídico da empresa, mormente o modelo societário. São os princípios da VERACIDADE e da NOVIDADE.
A firma é uma espécie de nome empresarial, contudo, será sempre formada pelo nome civil do empresário quando se tratar de firma individual, ou de um ou mais sócios quando se tratar de firma social. A firma, mesmo quando individual, poderá acrescer o ramo de atividade.
substantivo feminino Assinatura por extenso ou abreviada, manuscrita ou gravada: reconhecer a firma em cartório. Nome comercial que representa uma sociedade ou companhia; razão social.
O nome empresarial obedecerá aos princípios da veracidade e da novidade." O Código Civil, em seu Art. 1.
Razão Social é o nome de registro da sua empresa. Também conhecido como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial é o nome dado à pessoa jurídica, que consta em documentos legais, contratos e escrituras. ... Esse direito nasce no ato do arquivamento do Contrato Social no registro de abertura da empresa.
Agora, se você quer descobrir a razão social de uma empresa específica, você pode utilizar o CNPJ dela para isso. No site da Receita Federal tem um serviço chamado “ Consulta CNPJ ”. Você digita o CNPJ que deseja consultar e terá acesso à ficha cadastral da empresa, com diversas informações, como: Razão social.
A Coca Cola, por exemplo, tem como razão social "Coca Cola Indústrias Ltda", e a rede de hipermercados Carrefour é juridicamente conhecida como "Carrefour Comércio e Indústria Ltda". Em geral, a Razão Social é composta pela designação específica, ramo da atividade e o enquadramento da empresa.
A Razão Social é o nome de registro de uma empresa, devidamente oficializado na Junta Comercial. Esse é o nome da pessoa jurídica, que vai aparecer nas documentações e contratos da sua empresa. Por isso, antes de nomear seu negócio, é preciso checar se já existe algum nome similar registrado no sistema.
No site Redesim, um portal de serviços do governo federal para pessoas jurídicas, é possível descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome fantasia. O serviço é gratuito, basta se cadastrar ou entrar utilizando as credenciais da conta gov.br.
É possível descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome no site Redesim, um portal de serviços do governo federal para pessoas jurídicas. O recurso é útil para emitir certidões e consultar dados, como quadro de sócios e administradores, no site da Receita Federal, que aceita apenas o número de inscrição de empresas.
A razão social é o nome de registro de uma empresa junto aos órgãos do governo e cartório e é o que vai constar em contratos, escrituras, documentos legais, notas fiscais etc. Ela é criada junto com o CNPJ e também é chamada de Denominação social – exatamente por ser, na prática, o nome da pessoa jurídica.
Então você precisa ter o número do CPF e data de nascimento do proprietário, para conseguir acessar este dado pelo Portal do MEI (Microempreendedor Individual). Se você não sabe ou esqueceu o número do CNPJ da empresa, a melhor forma de consultar o cadastro é pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br .
Como saber meu CNPJ
Consultar pelo número Se você tiver o número do CNPJ da empresa, o procedimento torna-se extremamente fácil. Basta você entrar na página de consulta da Receita Federal (link) e preencher o campo com os 14 algarismo do cadastro.
Acesse o cadastro de funcionários e selecione uma empresa. Clique na lupa que fica localizada acima dos nomes dos funcionários. Na tela a seguir marque a opção Pesquisar em todas as empresas. Após isso, é só digitar o nome que o sistema fará a busca pelo funcionário em todas as empresas cadastradas.
No Sistema é possível realizar a consulta de um funcionário dentro do grupo de empresa....Para isto, realize o seguinte processo:
O serviço é disponibilizado por meio dos sites www.serasaconsumidor.com.br e www.consumidorblindado.com.br. Depois de fazer um cadastro e pagar pela consulta, o cliente fornece o CNPJ da empresa que ele quer pesquisar e recebe as informações, divididas em blocos.