EQST

O Que Significa Creatinoquinase Total Alta?

O que significa Creatinoquinase total Alta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que significa Creatinoquinase total Alta?

Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos. Se o médico suspeita de infarto do miocárdio e a CK estiver alta, em geral irá pedir um exame mais específico de lesão cardíaca, como a troponina.

Para que serve Creatinoquinase?

A Creatinoquinase (CK), também chamada de creatina-fosfoquinase (CPK), é uma enzima com vasta distribuição tissular, que desempenha importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis. Está presente principalmente nos musculatura estriada, no tecido cardíaco e no cérebro.

Quando a Creatinofosfoquinase está alta?

CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração. Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.

Quais medicamentos aumentam a CPK?

drogas como álcool, anfotericina B, ampicilina, anticoagulantes, aspirina, colchicina, captopril, ácido aminocapróico, clofibrato, codeína, dexametasona, digoxina, furosemida, glutetimida, guanetidina, halotano, heroína, imipramina, carbonato de lítio, lovastatina, lidocaína, meperidina, morfina, propranolol, ...

O que pode causar a Creatinofosfoquinase alta?

CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração. Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.

O que pode alterar o exame de CPK?

Álcool e picadas de alguns insetos e aracnídeos também podem elevar a CPK. Traumas musculares (até injeções intramusculares) e exercício físico intenso também elevam a CPK. Além do que foi dito, queimaduras de 3° grau, esmagamento de membros, cirurgias também podem elevar a CPK.

Qual é o nível normal de CPK?

Os valores de referência da creatinofosfoquinase (CPK) são de 32 e 294 U/L para homens e 33 a 211 U/L para mulheres mas podem variar dependendo do laboratório onde é realizado o exame.

O que pode alterar o CKMB?

Outras causas de elevação de CK-BB são: uso de esteróides sexuais, atividade da vitamina D e seus metabólicos, estrogênio e PTH, glicocorticoides, isquemia e reperfusão hepática, uropatia obstrutiva e azotemia. Como várias outras causas podem elevar a CK-BB, essa não pode ser considerada um marcador tumoral.

Quanto é o CPK de um atleta?

Um estudo descobriu que as elevações médias totais da CK 24 horas após uma maratona eram 3.322 UI/L (22,3 vezes a linha de base) para homens e 946 UI/L (8,6 vezes a linha de base) para as mulheres. Outro estudo mostrou que os triatletas tinham uma média de 12 vezes aumento dos níveis de CPK até 24 horas após a corrida.

O que é Creatinofosfoquinase total?

Enzima encontrada principalmente na musculatura estriada, cérebro e coração. É um marcador sensível, mas inespecífico de lesão muscular, inclusive miocárdica.