O processo de conhecimento penetra na execução para que o juiz declare o direito, profira a sentença, a fim de apreciar o título executivo. ... Se a cognição findar-se com pronunciamento sobre o mérito, a tutela jurisdicional está sendo prestada através de sentença a que se dá o nome de sentença definitiva.
A Ação Cognitiva é um centro de ensino e de aplicação especializado em terapias cognitivo-comportamentais (TCC´s). Nossos serviços são voltados para o público leigo e para o psicólogo clínico praticante e/ou estudante das TCC´s. Atuamos em três frentes: clínica, ensino e empreendedorismo para psicólogos.
A providência jurisdicional solicitada quanto a um bem – objeto da ação é o pedido do autor. O pedido é imediato ou mediato. ... O pedido mediato é o que se deseja alcançar com a sentença, ou providência jurisdicional, isto é, o bem material ou imaterial pretendido pelo autor.
A cognição sumária é aquela característica dos juízos de probabilidade, como por exemplo, na antecipação da tutela do artigo 273 do Código de Processo Civil, em conformidade com as palavras que a lei menciona: prova inequívoca e convencer-se da verossimilhança.
Sumária significa uma coisa rápida, simples. Em termos jurídicos seria encontrado como sumária, uma ação, um processo. A ação sumária é aquela em que são dispensadas algumas das formalidades, para que a mesma termine em um menor espaço de tempo.
expressão Cognição Exauriente. Período final que ocorre, num processo judicial, quando o juiz só está apto a emitir sua decisão baseada num juízo de certeza, depois de já ter conhecimento do pedido, defesa, provas e testemunhas.
a cognição é limitada no plano horizontal, restringindo-se assim a análise do objeto da cognição, é o que se tem nas 'ações possessórias', em que não se pode examinar a existência do domínio (vedação da 'exceção de domínio').
No processo penal há três diferentes níveis de cognição, segundo se busque um juízo de possibilidade, de probabilidade ou de certeza. Para se chegar a um juízo de certeza, é necessário esgotar toda a matéria probatória, através de uma cognição plena, o que justificaria uma sentença condenatória.
Na cognição plena, que é a regra, há a possibilidade de o juiz conhecer todas as questões suscitadas pelas partes. ... Seja qual for o ângulo cognitivo utilizado, a atividade cognitiva é voltada para a reconstrução do passado. O exame de provas e de alegações não tem outra finalidade que não essa.
No plano vertical, a cognição pode ser classificada, segundo o grau de sua profundidade, em exauriente (completa) e sumária (incompleta). O primeiro caso ocorre quando ao juiz só é lícito emitir seu provimento baseado num juízo de certeza. É o que normalmente acontece no processo de conhecimento.
Para prolatar o provimento capaz de permitir que se alcance esta finalidade, é preciso que o juiz examine e valore as alegações e as provas produzidas no processo, a fim de emitir seus juízos de valor acerca destas. A esta técnica da análise e valoração é que se dá o nome de cognição.
C) a profundidade da cognição judicial; Na tutela da evidência temos uma cognição sumária, já que ocorre antes do aprofundamento dos debates no processo. ... A tutela da evidência é revogável pois se verifica ser provisória, não havendo coisa julgada material. No caso se está apenas antecipando os efeitos da decisão final.