Confira algumas opções para substituir o amido de milho:
O que é o amido de milho? Como o próprio nome diz, o amido de milho é derivado do milho. O milho é dividido em três partes: casca, gérmen e endosperma. Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína.
Amido de milho é a farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante.
Acabou o amido de milho — a famosa maisena? Não se desespere: basta ter por perto farinha de trigo. Para isso, você poderá fazer a substituição baseado na medida de 1 colher (sopa) de maisena trocada por 2 colheres (sopa) de farinha de trigo.
O amido de batata é um bom substituto do amido de milho, pois tem gosto neutro e não tem glúten. A tapioca é a farinha processada da mandioca. Voce deve substituir cerca de 2 colheres de sopa de farinha de tapioca para cada colher de sopa de amido de milho.
Farinha de aveia
óleo de canola
óleo de milho
Justamente por deixar o bolo mais fofo, o óleo é mais indicado para aqueles que podem ir ou devem ir para a geladeira, com recheios mais pastosos, como mousses e chantilly. Já a manteiga, que ao ficar gelada endurece e quebra, assim também deixará a massa do bolo se ele for para a geladeira.
Mais Açúcar! ... O açúcar tem uma função muito importante na indústria de panificação. Além de promover sabor agradável, leveza e maciez à massa, ele contribui para a fermentação. E é este o seu papel principal: permitir o desenvolvimento da fermentação.
O sal fortalece o glúten da farinha, deixando a massa mais elástica. Isso porque os íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-) que formam o sal aproximam as cadeias de proteínas, contribuindo assim para que a massa do pão fique mais forte e menos pegajosa.