O exame PCA 3, que significa Gene 3 do câncer de próstata, é um exame de urina que tem como objetivo diagnosticar o câncer de próstata de forma eficaz, não sendo necessária a realização de exame de PSA, ultrassonografia transretal ou biópsia da próstata para que esse tipo de câncer seja diagnosticado.
Para que se possa saber de fato se há qualquer alteração na próstata, o médio recomenda a realização da dosagem de PSA livre e da relação entre o PSA livre e o PSA total, que é fundamental para diagnóstico do câncer de próstata.
O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.
Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata. Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo, podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata, mas pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.
Mais recentemente, os pesquisadores descobriram evidências de que comer quantidades maiores de licopeno pode reduzir os níveis de PSA também. Em geral, ir para proteínas magras, como frango, peixe e soja ou outras proteínas à base de plantas, é melhor para a saúde em geral.
PSA Total - R$16,20 à vista - Labi Exames.
VALORAÇÃO PSA
Os resultados. O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Se varia entre 2 e 10ng/ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro. Mas atenção: a taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade.
O nível do antígeno prostático específico (PSA) é o principal indicador da situação da doença após o tratamento do câncer de próstata. E quando está acima de zero após a retirada da próstata, pode ser um sinal de retorno da doença.