Os osteófitos são protuberâncias de osso e cartilagem, também são chamados de saliências ósseas e possuem até alguns “apelidos” como esporão ou bico de papagaio. Eles se desenvolvem nas articulações que apresentam sinais de degeneração ou regiões que sofrem tração pelas cápsulas, tendões e ligamentos.
Doença não tem cura, porém, com o tratamento adequado, é possível minimizar as dores no joelho e ter qualidade de vida. A gonartrose, ou osteoartrose do joelho, é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição e deformidade da cartilagem articular do joelho.
A gonartrose nem sempre tem cura, mas é possível diminuir a dor, aumentar a amplitude dos movimentos, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente com o tratamento que pode ser feito com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e com sessões diárias de fisioterapia, que deve ser iniciada o quanto antes.
Os termos osteoartrose do joelho ou gonartrose são ambos sinónimos e referem-se ao desgaste da cartilagem do joelho. Contudo, de uma forma geral, o termo mais utilizado é simplesmente artrose. A gonartrose pode afetar apenas um, ou então, ambos os joelhos (gonartrose bilateral).
A gonartrose (artrose dos joelhos) é a artrose mais comum. Tem causa principalmente primária e afeta mais mulheres após a meia idade. Classicamente, inicia-se pelo compartimento medial, o que suporta mais carga, não raro evoluindo para uma deformidade em varo dos joelhos que chama bastante a atenção.
Se a artrite e a osteoartrite são doenças oriundas de uma inflamação, que vai degenerando as cartilagens e demais estruturas, a artrose é quando esta degeneração se torna mais acentuada.
Os tratamentos atuais impedem que a articulação se deforme. Menos de 15% dos pacientes com artrite apresentam deformidades quando tratados adequadamente. A artrose leva a deformidades diferentes da artrite reumatoide e estas ocorrem mais lentamente. A evolução da doença é mais arrastada e insidiosa do que na artrite.
A atrite entre os ossos é o que causa a dor³. É mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril³. É claro, também existe um componente de inflamação e sua frequência aumenta com o envelhecimento¹. A grosso modo, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações.
Grosso modo, podemos definir a artrose como uma doença que provoca degeneração da articulação, enquanto que artrite é uma doença que provoca inflamação da articulação.
Esse exame de sangue chama-se anticorpo anti-peptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) e tem como vantagem o fato de ser mais específico que o fator reumatoide para o diagnóstico de artrite reumatoide.
A osteoartrite também é conhecida como doença articular degenerativa. A artrite reumatoide, por outro lado, é uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos - nesse caso as articulações. Isso causa uma inflamação crônica, inchaço doloroso e pode levar à deformação das articulações.
Pessoas que convivem com doenças mentais têm direito à Aposentadoria em decorrência da patologia quando esta o incapacita para o trabalho.