A espermiogénese ou espermiogênese é a etapa final da espermatogénese, responsável pela maturação dos espermatídeos em espermatozóides maturos, e dotados de motilidade. O espermatídeo é uma célula de formato mais ou menos circular, contendo um núcleo, complexo de Golgi, centríolo e mitocôndrias.
A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas. Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero.
Tudo sobre a Fecundação. A fecundação é nome do momento em que o espermatozoide consegue penetrar no óvulo, dando origem a um ovo ou zigoto, que irá se desenvolver e formar o embrião, que após se desenvolver irá formar o feto, que após o nascimento é considerado um bebê.
O embrião está com cerca de 4 a 5 mm de comprimento cabeça-nádegas. O cordão umbilical está formado. O coração tem 4 câmaras, os rins estão se formando e o cérebro está se dividindo em dois hemisférios.
O médico reforça que é preciso ter cuidado com um falso diagnóstico da gravidez anembrionada: "Às vezes, o embrião está muito no início do desenvolvimento e não é possível vê-lo no ultrassom, por isso é preciso repetir o exame depois de alguns dias para confirmar". Apesar de pouco falado, o problema não é raro.