EQST

O Que Obiter Dictum?

O que é obiter dictum?

Um obiter dictum é “algo dito por um juiz ao realizar o seu julgamento que não é essencial para a decisão do caso. Ele não forma parte da ratio dencidendi do caso e portanto não cria precedente vinculante, mas pode ser citado como autoridade persuasiva em casos futuros” (MARTIN; LAW, 2006.

O que é ratio decidendi e obiter dictum?

Logo, a ratio decidendi é a regra de direito que foi posta como fundamento da decisão, enquanto obiter dicta (ou, no singular, obiter dictum), são as afirmações e argumentações que, embora possam ser úteis para a compreensão da decisão, não constituem parte de seu fundamento jurídico.

O que é o Overruling?

Por overruling entende-se a mudança de entendimento de determinado tribunal acerca de tema jurídico anteriormente pacificado, por alteração no ordenamento jurídico ou por evolução fática histórica.

Qual é a ratio decidendi da sentença?

A noção de ratio decidendi tem a ver com a identificação dos fundamentos centrais de certa decisão judicial. Literalmente são as razões para decidir presentes em sentenças e acórdãos. Nesse sentido, a ratio de uma decisão está ligada à noção de fundamentação da decisão judicial.

Como identificar um obiter dictum?

O obiter dictum refere-se àquela parte da decisão considerada dispensável, que o julgador disse por força da retórica e que não importa em vinculação para os casos subsequentes. Referem-se aos argumentos expendidos para completar o raciocínio, mas que não desempenham papel fundamental na formação do julgado.

Qual a importância do obiter dictum no julgamento de uma acórdão?

O obiter dictum pode sinalizar uma futura orientação do tribunal, por exemplo. Além disso, o voto vencido em um julgamento colegiado é obiter dictum e tem a sua relevância para a elaboração do recurso dos embargos infringentes, bem como tem eficácia persuasiva para uma tentativa futura de superação do precedente”.

O que é o overruling nos precedentes?

O "overruling" é a superação de um precedente normativo, que pode se dar de forma expressa ou tácita.

O que é prospective overruling?

A chamada prospective overruling é a técnica utilizada para arejar posicionamentos jurisprudenciais corroídos pelo tempo e distantes dos fins constitucionais de elevação civilizatória e aprimoramento coletivo.

O que são os precedentes no novo CPC?

Os precedentes judiciais são considerados fonte do direito, ou seja, a decisão judicial prolatada em um caso concreto produz norma jurídica de efeitos vinculantes para processos futuros segundo estabelece o artigo 927 do Código de Processo Civil de 2015.

Como o sistema Judiciário brasileiro utiliza o sistema de precedentes judiciais?

O precedente será aplicado independentemente da opinião do julgador. Caso não seja possível realizar a distinção entre o precedente e o caso concreto, àquele deverá ser seguido mesmo que o julgador discorde da solução ali apresentada.

Como fazer o Distinguishing?

Distinguishing nada mais é do que uma técnica de confronto, mediante a qual o juiz, ao lhe ser apresentado um caso concreto, analisa se este é semelhante (análogo) aos paradigmas (casos precedentes). Neste processo, inicialmente, são verificados os elementos objetivos da demanda.

Por que uma decisão judicial é considerada uma norma jurídica individualizada?

Pelo exposto, a Sentença deve ser entendida como uma norma jurídica individual. Dessa forma, verifica-se que, a partir da definição da norma, formulação abstrata dos preceitos normativos no caso concreto, ocorre a subsunção do fato, gerando a execução de uma norma individualizada.

Para que serve os precedentes judiciais?

Precedentes são decisões judiciais que, baseadas em casos concretos, servem de diretrizes para julgamentos posteriores de outros casos anteriores análogos.

O que é a Teoria dos Precedentes?

A chamada TEORIA DO PRECEDENTE tem origem no sistema da COMMON LAW (do inglês "direito comum") norte-americano. Essa teoria traduz a cultura de argumentação em que o juiz, utilizando-se de princípios e regras, pacifica entendimento jurídico relacionado a um caso concreto.

O que é o Anticipatory Overruling?

O overruling é a superação da tese jurídica de um precedente, e em regra só pode ser feita essa superação pelo "criador" do precedente, ou seja, nem juiz, nem TJ, nem TRF superam tese jurídica firmada em precedente do STJ, somente o próprio STJ.

Quais os dispositivo que tratam dos precedentes no novo CPC?

O novo CPC qualifica de precedente os julgamentos oriundos apenas de súmulas (art. 927, II e IV, CPC), recursos repetitivos, assunção de competência (art. 927, III, CPC) e orientações de plenário ou órgão especial (art. 927, I e V).

Quais são os precedentes judiciais?

Precedente é a decisão judicial tomada em um caso concreto, que pode servir como exemplo para outros julgamentos similares. Há contudo, muitas discussões, no sentido que decisões isoladas poderiam ser consideradas jurisprudência.

O que é sistema de precedente?

Trata-se de uma decisão judicial, prolatada em um processo prévio, que servirá como alicerce para formação de outro pronunciamento jurisdicional, que vem a ser posteriormente proferido. A decisão anterior que serviu de base é considerada um precedente.

O que é um sistema de precedentes?

Precedentes são decisões judiciais que, baseadas em casos concretos, servem de parâmetro para julgamentos posteriores de casos semelhantes. ... “Os precedentes são importantes para a estabilidade, segurança jurídica, coerência e consistência da argumentação e do resultado apresentado.

O que é a técnica do distinguishing?

Distinguishing nada mais é do que uma técnica de confronto, mediante a qual o juiz, ao lhe ser apresentado um caso concreto, analisa se este é semelhante (análogo) aos paradigmas (casos precedentes). Neste processo, inicialmente, são verificados os elementos objetivos da demanda.