EQST

O Que O Teste Da Orelhinha E Quando Fazer?

O que é o teste da orelhinha e quando fazer?

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

Para que serve o teste da orelhinha?

O Teste da Orelhinha, ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê. É rápido, seguro e indolor.

Quais as doenças detectadas no teste da orelhinha?

O teste da orelhinha tem como objetivo identificar alterações na capacidade auditiva do bebê, e, por isso, é um teste importante para o diagnóstico precoce de surdez, por exemplo. Além disso, esse teste permite identificar pequenas alterações auditivas e que poderiam interferir no processo de desenvolvimento da fala.

Como funciona teste da orelhinha?

Como é feito o teste da orelhinha O teste da orelhinha é um teste simples e que não causa dor ou desconforto para o bebê. Nesse teste, o médico coloca um aparelho na orelha do bebê que emite estímulo sonoro e mede o seu retorno através de uma pequena sonda que também é inserida na orelha no bebê.

Como interpretar o resultado do exame BERA?

A interpretação do exame baseia-se, principalmente, na latência absoluta das ondas e no intervalo de latência entre os picos, este último considerado representativo do tempo de condução neural entre os componentes de cada onda.

Como é feito o exame de emissões otoacústicas?

O exame Otoemissões Acústicas Produto de Distorção é simples, indolor, e pode ser feito no bebê dormindo. Um fone de ouvido é colocado no ouvido e medimos a presença de emissões otoacústicas. Este é considerado um dos sinais de que há ou não a possibilidade de perda auditiva.

O que é avaliado no teste do pezinho?

É um exame muito importante para todos os recém-nascidos, pois permite identificar bebês com alta probabilidade de apresentar algumas doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que podem causar sérios danos à saúde e sequelas por toda a vida.

Quantas vezes faz o teste da orelhinha?

O teste pode dar alterado em apenas uma orelha, quando o bebê apresenta líquido no ouvido, que pode ser o líquido amniótico. Nesse caso, deve-se repetir o teste após 1 mês.

De quem é a responsabilidade da realização do teste da orelhinha?

Pela Lei 12.303/10, hospitais e maternidades são obrigados a realizar gratuitamente o teste da orelhinha em todos os recém-nascidos. Basta pedir. O ideal é que ele seja feito antes da alta hospitalar.