EQST

O Que O Satlite Natural Da Terra?

O que é o satélite natural da Terra?

A Lua, satélite natural da Terra, é a principal responsável pela formação das mares e, desse modo, ela influencia a vida no planeta. As marés surgem como resultado da atração gravitacional produzida pelo satélite enquanto realiza o movimento de translação: deslocamento feito em torno do planeta.

Quais são as características do satélite natural da Terra?

A Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Conforme informações da União Astronômica Internacional (IAU), existem mais de 160 Luas no sistema solar. A Lua do planeta Terra tem diâmetro de aproximadamente 3.476 quilômetros, sendo 80 vezes menor que o nosso planeta.

Por que a Lua da Terra não tem nome?

Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega.

Porque é que a Lua brilha?

O brilho da Lua é reflexo da luz do Sol. Da mesma forma que os planetas, ela não tem luz própria. ... O Sol ilumina a metade da esfera lunar e, daqui da Terra, vemos apenas a metade da porção iluminada pelo Sol, isto é, 1/4 da Lua. A fase de Lua Nova é quando a sua face iluminada está do lado oposto à Terra.

Quais são os satélite natural da Terra?

Lua Terra/Luas

Qual é o maior satélite?

Ganimedes O satélite Ganimedes é o maior do Sistema Solar, com diâmetro de 5268 km, que corresponde a quase a metade (41%) do diâmetro da Terra.

Quais são as principais características da Lua?

A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos. O seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, por essa razão seu tamanho é 80 vezes inferior ao do planeta Terra. Ao longo da superfície lunar não são identificados gases, como nitrogênio, oxigênio ou mesmo água.

Qual o satélite natural da Terra anote ou desenho?

Lua A Lua é o satélite natural que orbita a Terra praticamente desde a sua formação.

Quais são os satélites artificiais da Terra?

Satélites meteorológicos; Satélites de sensoriamento remoto de recursos terrestres; Satélites de uso militar.

Quem colocou o nome da Lua?

Selene Os gregos se referiam ao nosso satélite natural como Selene, que era justamente o nome da deusa que personificava a Lua, mas, também na mitologia grega, a deusa Ártemis foi associada à nossa Lua, sendo também a deusa da caça, da vida selvagem e da castidade.

Qual é o nome da Lua do planeta Terra?

Lua Terra/Luas

Porque a Lua reflete a noite?

A luz que a Lua emite é apenas o reflexo da luz do Sol que incide sobre ela. ... Durante o dia a luz da Lua se mistura com o brilho azul do céu diurno, por isso ela parece azul. Durante a noite isso não ocorre porque a atmosfera não está iluminada pelo Sol e vemos a Lua com o mesmo tom da luz do Sol.

Como a Lua reflete a luz do Sol?

A Lua reflete somente 7% da luz do Sol que incide sobre ela, de modo que seu albedo é 0.07. As quatro fases principais do ciclo são: Lua Nova: a face iluminada não pode ser vista da Terra. A Lua está na mesma direção do Sol, e portanto está no céu durante o dia.

Quais são os maiores satélites?

Satélites Naturais do sistema solar As maiores são Ganímedes de Júpiter, Titã de Saturno, Calisto e Io de Júpiter, a Lua da Terra, Europa de Júpiter, Tritão de Netuno e Titânia de Urano.

Quem é maior a Terra ou Ganímedes?

Por ordem decrescente, as cinco maiores são: Ganimede, Titan, Calisto, Io e a Lua “original”, a da Terra.

Quais são as características da lua crescente?

2. Lua Crescente. A Lua crescente ou quarto crescente recebe esta denominação pois neste momento só conseguimos observar ¼ de sua totalidade. Seu formato é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.

Qual é o papel principal da Lua para a Terra?

A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra — chamado de puxão gravitacional. ... A Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.