EQST

O Que O Citomegalovrus Pode Causar No Beb?

O que o citomegalovírus pode causar no bebê?

No entanto, quando a infecção acontece pouco tempo antes ou durante a primeira metade da gravidez, há chances de transmitir o vírus para o bebê, podendo provocar parto prematuro e até malformações no feto, como microcefalia, surdez, retardo mental ou epilepsia.

O que é citomegalovirose congênita?

A infecção congênita por citomegalovírus é uma doença que é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez e que pode causar sintomas ao nascimento. A infecção congênita por citomegalovírus ocorre quando a mulher grávida transmite um vírus chamado citomegalovírus para o bebê durante a gestação.

Quais das seguintes manifestações clínicas são frequentemente relacionadas à infecção congênita sintomática pelo CMV?

As manifestações incluem:
  • Restrição do crescimento intrauterino.
  • Prematuridade. Define-se a prematuridade pela idade gestacional em que os lactentes nascem. ...
  • Microcefalia. ...
  • Icterícia. ...
  • Petéquias.
  • Hepatoesplenomegalia.
  • Calcificações periventriculares.
  • Coriorretinite.
Mais itens...

Como fazer diagnóstico de citomegalovírus?

O diagnóstico da infecção pelo citomegalovírus é feito através de exame de sangue específicos, que mostram se existem anticorpos contra o vírus.

O que é uma infecção congênita?

Você já ouviu falar em Infecção Congênita? Ocorre quando bactérias, vírus e parasitas passam da placenta da mãe e infectam o bebê durante a gravidez.

O que significa infecção congênita no cérebro?

As infecções congênitas do sistema nervoso central estão ligadas à presença de calcificações intracranianas patológicas, e nas infecções virais a associação com malformações da organogênese cerebral são comuns, em particular quando acometem o primeiro trimestre gestacional( 1.

Como saber se o bebê tem citomegalovírus?

Sintomas de infecção pelo Citomegalovírus
  1. Diminuição do crescimento e desenvolvimento intrauterino;
  2. Pequenas manchinhas vermelhas na pele;
  3. Aumento do baço e do fígado;
  4. Pele e olhos amarelados;
  5. Pouco crescimento do cérebro (microcefalia);
  6. Calcificações no cérebro;
  7. Baixa quantidade de plaquetas no sangue;
  8. Surdez.

Como tratar o citomegalovírus na gravidez?

O tratamento para o citomegalovírus na gravidez tem como objetivo aliviar os sintomas e diminuir a carga do vírus na corrente sanguínea da gestante, sendo normalmente recomendado o uso de medicamentos antivirais, como por exemplo o Aciclovir ou o Valaciclovir, ou injeções de imunoglobulinas.

Quais os tipos de amostras podem ser utilizadas para o diagnóstico do CMV?

Urina e saliva são as amostras clínicas ideais para o diagnóstico de infecção congênita pelo CMV por conterem grandes quantidades do vírus ao nascimento em praticamente 100% das crianças infectadas.

Como saber se a infecção por citomegalovírus e recente?

Os exames para citomegalovírus (CMV) são usados para diagnosticar uma infecção ativa ou para determinar se uma pessoa teve uma infecção anterior. Anticorpos no sangue são pesquisados em busca de uma infecção recente ou antiga. São produzidos dois tipos de anticorpos contra o CMV: IgM e IgG.

Como se transmite o citomegalovírus?

Como se contrai o citomegalovírus
  1. A transmissão do vírus acontece de pessoa para pessoa por meio de fluídos corporais, como saliva, sangue, urina, sêmen e leite materno.
  2. A Drª. ...
  3. – Do contato direto com saliva ou urina, especialmente de bebês e crianças pequenas.
  4. – Por meio do contato sexual.
Mais itens...•29 de mar. de 2021

Quais são as principais infecções associadas a alterações congênitas do Recém-nascido?

Embora não haja dados concretos no Brasil, estudos apontam que os principais patógenos que ocasionam essas infecções são: a bactéria T. pallidum, o vírus HIV e o vírus CMV. Pelo menos 50% dos recém-nascidos infectados são assintomáticos.

Quais são as infecções congênitas?

Infecções Congênitas:
  • Toxoplasmose.
  • Rubeóla.
  • Citomegalovirus.
  • Herpes.
  • Doença de Chagas.
  • Varicela.
  • Sífilis.

Como saber se tenho citomegalovírus?

Sintomas de Citomegalovírus
  1. Febre.
  2. Dor de garganta.
  3. Fadiga.
  4. Perda de apetite.
  5. Hepatite.
  6. Glândulas inchadas.

Quanto tempo o citomegalovírus fica ativo no organismo?

A infecção por citomegalovírus geralmente desaparece por si só sem tratamento dentro de 4-6 semanas. O vírus permanece no corpo e pode levar à reinfecção quando o sistema imunológico está enfraquecido.

Quem tem citomegalovírus pode ter parto normal?

“Assim, em grande parte dos casos, recomenda-se que as mães tenham parto normal e amamentem seus bebês, mesmo que sejam portadoras do CMV”, destaca Claudio Gonsalez. O profissional acrescenta ainda que cerca de 1 por cento dos recém-nascidos nasce com a infecção.

Quem tem citomegalovírus pode engravidar?

Sim, a não ser que o bebê seja prematuro, porém o contato da mãe portadora de citomegalovírus com seu bebê, não é restrito. O problema maior é quando o bebê está em formação intrauterina. Não há maiores problemas para bebês já nascidos, as consequências serão menores que em bebês em formação.

Como curar citomegalovírus?

O citomegalovírus pode causar doença séria em bebês que forem infectados antes do nascimento. Os médicos podem detectar a infecção pela cultura de uma amostra de líquido corporal infectado, como a urina. Em geral, não é necessário tratamento, mas se a infecção for grave, podem ser usados medicamentos antivirais.

Quais os exames utilizados para a detecção de CMV nos fibroblastos?

TÉCNICAS LABORATORIAIS PARA DIAGNÓSTICO Basicamente, são três as técnicas laboratoriais utilizadas para pesquisa de infecção pelo CMV: • Isolamento viral em cultura de fibroblastos humanos. Detecção do DNA viral pela reação em cadeia da polimerase (PCR). Testes sorológicos.

Qual o valor normal do citomegalovírus?

Valor de Referência: Reagente:Maior que 1,0 U/ml. Interpretação: Esse exame é útil para avaliar se um indivíduo já foi infectado ou não pelo citomegalovírus.