Açúcar, leite e produtos de origem europeia dificilmente eram consumidos pelos indígenas, de resto, os índios comiam tudo que fosse comestível e que eles encontrassem na natureza.
mandioca
Receitas brasileiras de origem indígena
Índios plantavam mandioca, abóbora e outros alimentos antes do que se pensava. ... Mandioca, abóbora, feijão, milho e outros alimentos são herança desse povo pré-colombiano.
As pessoas conservavam os alimentos antes da invenção da geladeira por meio do uso do sal, por exemplo, que era parte do pagamento dos soldados romanos. As propriedades do sal permitem que ele conserve carnes e outros alimentos.
A pamonha, o curau de milho(mingau), bolo, canjica, pudim de milho verde e cuscuz são alimentos comuns no Brasil e está presente nas mesas brasileiras.
Os principais métodos de conservação dos alimentos são: armazenamento em câmaras frigoríficas, enlatamento, congelamento, secagem, liofilização, pasteurização e cura. O armazenamento em câmaras frigoríficas conserva os alimentos frescos em temperaturas baixas.
A coletividade era uma característica marcante entre os índios. Suas cabanas eram divididas entre vários casais e seus filhos e, como não havia classes sociais, até mesmo o chefe da tribo dividia sua cabana. Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique.
Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte. Mas os índios não vivem apenas nas terras indígenas. Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras.
A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano. 'Nós índios somos como plantas.
Os guarani que vivem na região do Pico do Jaraguá vivem do artesanato e de festivais organizados pela aldeia. Além da iniciativa de revitalização dos rios, existem outros projetos, como a criação de uma horta, com plantação de mandioca e batata doce.
Como chegar
O espaço abriga o pico do Jaraguá, um dos pontos mais altos da cidade....Parque Estadual do Jaraguá
Passeio de 47 km é indicado para ciclistas de nível intermediário a avançado, com últimos 4 km de subida íngreme.
A trilha que leva ao cume do Pico do Jaraguá tem cerca de 1,8 km (apenas ida) e leva cerca de 1h – 1h 30 m para ser percorrida.
1.
Mirante do Pico do Jaraguá Depois que termina a trilha há ainda uma escada de concreto de 242 degraus e dois mirantes. O primeiro é Pico do Papagaio com 1.
As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas através do Site da Fundação Florestal. As reservas são obrigatórias e têm limite de cinco pessoas por cadastro/CPF, inclusive crianças. Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade do parque.
Funcionamento: o parque funciona diariamente das 7h às 19h. Cachorros: é permitida entrada de cães e a leitora Fúlvia informou que os cães podem circular livremente pelas dependências do parque. Lembre-se de manter o seu animal identificado.
O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador tem uma área super ampla! Parque Ceret é pet friendly espaço pet friendly: o Ceret é um parque com cachorródromo onde seu pet pode ficar sem guia, pois é todo cercado….
De transporte público: pegue o trem na estação da Luz, sentido Francisco Morato (Linha 7 Rubi da CPTM), desça na estação Vila Clarice, onde existem opções de ônibus que te deixam na porta do Parque Estadual do Jaraguá. 8040 – Lapa – Sol Nascente.
Infelizmente não é permitido a entrada de animais de estimação no zoológico. há mais de um ano. vai um monte de animais la pra ver os bichos e NÃO pode entrar com o meu cachorrinho!!!!
Alguns são os mesmos em todos: shopping centers, mercados, padarias, restaurantes, farmácias, clubes, praias, transportes coletivos... Mas há peludos, locais e circunstâncias que constituem exceções — e bom senso é sempre essencial.