O que NCC sade? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A neurocisticercose (NCC) humana é patologia diretamente relacionada à presença de fases larvais de Taenia solium no sistema nervoso central1.
O que é uma doença Pleomórfica?
É uma doença pleomórfica, que assume várias formas de apresentação e evolução clínicas, na dependência do número, localização, tamanho, fase evolutiva e tipo de cisticerco e da reação imune individual do hospedeiro2,3.
Como se dá a neurocisticercose?
1 – A auto-infecção, quando os ovos de um indivíduo infectado são transferidos da região perianal para a boca, ou quando os ovos são regurgitados do intestino para o estômago; 2 – A heteroinfecção, ingestão dos ovos por intermédio de água ou alimentos contaminados.
Qual doença é a principal causa de epilepsia em habitantes de áreas endêmicas?
A importância da convulsão reflete-se na indicação da neurocisticercose como uma das principais causas de epilepsia em áreas endêmicas para o complexo teníase-cisticercose 32,33.
Qual é o verme causador da esquistossomose?
A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. Inicialmente a doença é assintomática, mas pode evoluir e causar graves problemas de saúde crônicos, podendo haver internação ou levar à morte.
Como detectar cisticercose?
O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.
Como é feito o tratamento da neurocisticercose?
O tratamento de Neurocisticercose é padronizado da seguinte maneira: Praziquantel, na dose de 50mg/kg/dia, durante 21 dias, associado à Dexametasona, para reduzir a resposta inflamatória, consequente à morte dos cisticercos.
Como viver com a epilepsia?
O portador de epilepsia bem controlada pode fazer tudo que qualquer um faz: estudar, trabalhar, praticar esportes, namorar, constituir família... Apenas deve evitar o que favorece crises, como privação de sono, luzes estroboscópicas – utilizadas em danceterias – e uso de álcool, mesmo durante o tratamento.