EQST

O Que Mielopatia Compressiva?

O que é mielopatia compressiva?

O termo Mielopatia é uma forma genérica de denominar as doenças da medula espinhal. O comprometimento da medula, dos seus envoltórios e das raízes neurais constitui uma síndrome clínica compressiva que é caracterizada por falta de força e precisão nos movimentos das mãos e desequilíbrio na marcha.

O que é mielopatia compressiva cervical?

A mielopatia cervical é a lesão da medula espinhal, devido a compressão da medula espinal na altura do pescoço, em conseqüência da “espondilose” ou artrose cervical intervertebral que diminuem o espaço que a medula ocupa no canal vertebral.

O que pode causar mielopatia?

A mielopatia é mais comumente causada por estenose espinhal, que é um progressivo estreitamento do canal espinhal. Nas fases avançadas de degeneração da coluna vertebral, osteófitos e alterações artríticas podem tornar o espaço disponível para a medula espinhal no interior do canal espinhal muito pequeno.

O que causa compressão na cervical?

A compressão da medula espinhal (na coluna cervical, torácica) pode vir de várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma. A compressão da medula espinhal pode exigir a necessidade de uma cirurgia.

O que é compressão cervical?

Mielopatia cervical espondilótica é a compressão da medula espinal na região do pescoço. Frequentemente ocorre devido a hérnia de disco ou estenose (estreitamento) degenerativa do canal vertebral. A compressão da medula espinal pode provocar alteração da função neurológica normal.

O que é compressão na coluna cervical?

A compressão medular aguda é uma complicação de potencial devastador, que pode ser causada por diferentes etiologias de doenças que envolvem a coluna vertebral e estreitam o canal espinal, em particular as neoplasias metastáticas, e podem causar perda neurológica irreversível.

O que é compressão muscular?

Um nervo comprimido acontece quando algo coloca muita pressão em um dos seus nervos, seja nos ossos, cartilagens, músculos ou tendões. Isso interrompe a capacidade de funcionamento do nervo, causando dor e vários outros sintomas.

O que fazer para descomprimir a medula?

Tratamento de compressão da medula espinhal
  1. Geralmente, cirurgia.
  2. Às vezes, corticosteroides administrados por via intravenosa.
  3. Para tumores, geralmente radioterapia (com ou sem cirurgia)
  4. Para abscessos ou hematomas, às vezes drenagem.

Quando a hérnia comprime a medula?

Quando a hérnia comprime a medula espinhal (mielopatia), pode haver um comprometimento neurológico mais complexo, com déficit motor e de sensibilidade, dificultando movimentos finos com as mãos e a deambulação.

Como saber se a medula está comprimida?

Sintomas de compressão da medula espinhal
  1. Desconforto ou dor nas costas ou no pescoço.
  2. Ligeira fraqueza muscular.
  3. Formigamento.
  4. Outras alterações na sensibilidade.
  5. Nos homens, dificuldade para iniciar e manter uma ereção (disfunção erétil )