EQST

O Que Megapfise Transversa?

O que é Megapófise transversa?

Megapófise transversa é um aumento do processo transverso da vértebra (região lateral da vértebra) que geralmente ocorre em pacientes com uma vértebra a mais na região lombar baixa (supranumerária) ou na quinta vértebra lombar quando tem uma morfologia diferente (forma diferente).

O que é uma mega-apófise?

Algumas vezes as pessoas têm aquilo que chamamos de mega-apófise transversa, ou seja, a apófise transversa é muito maior do que o normal e já nasce unindo a última vértebra lombar com o osso sacro.

O que é Megapófise transversa em L5 à direita?

É o aumento do processo (apófise) transverso da última vértebra lombar(L5). É uma patologia congênita (você nasceu assim) e normalmente é unilateral (só de um lado da vértebra). O tratamento é sintomático e a maioria das pessoas nem sabem que nasceram assim.

O que é Megapofise bilateral?

É quando os processos transversos, partes ósseas que ficam nas laterais do corpo vertebral, são maiores que o habitual. É uma anomalia dos processos transverso da ultima vértebra lombar. O diagnostico dessa condição não indica muita coisa para o clinico e o tratamento é direcionado para os seus sintomas.

O que são Apófises articulares?

Apófises Articulares: são saliências articuladas da porção pedicular que relacionam as vértebras entre si, constituem o apoio posterior intervertebral. O apoio anterior é realizado pela estrutura do disco intervertebral.

O que é apófise espinhosa?

Saliência posterior e média da vértebra, dirigida para trás.

O que é Apofise na coluna?

Apófises: Apófise Vertebral Posterior: as apófises posteriores da coluna vertebral são saliências ósseas de localização posterior formada como uma expansão da lâmina vertebral. Estão situadas na linha média posterior da coluna.

O que é presença de disco rudimentar?

Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original. O disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, há dor.

O que é processo espinhoso e processo transverso?

Os processos espinhosos e transversos são locais de fixação dos músculos profundos do dorso, servindo como alavancas para os movimentos da coluna. Como visto acima, apesar de compartilharem características em comum, as vértebras nao são iguais, sendo que cada vértebra é única.

O que é apófises espinhosas anatômicas?

Saliência posterior e média da vértebra, dirigida para trás.

Qual a função da apófise?

Apófise (ou tubérculo) é a designação dada às excrescências ou protuberâncias naturais na superfície de ossos, do exoesqueleto de artrópodes e na base da urna de alguns géneros de briófitos. Nos animais a apófises têm a função de fornecer pontos de ancoragem para a musculatura e de suporte para órgãos internos.

O que é a apófise?

Saliência natural de um osso que tem funções articulares ou de inserção muscular.

O que causa a sacralização de L5?

Tanto a quinta vértebra lombar pode se fundir ao osso sacro, caracterizando o processo de sacralização de L5, quanto a primeira vértebra sacral pode fazer parte da coluna lombar, caracterizando o processo de lombarização de S1.

O que é sinais de transição de L5?

A presença de uma vértebra de transição é uma das variações anatômicas mais comuns da região lombar da coluna. Trata-se de uma estrutura extra ou modificada que não apresenta sintomas, mas pode favorecer o desenvolvimento de problemas na coluna.

O que é Pediculo na coluna?

Pedículos vertebrais: são expansões ósseas conectadas ao corpo na sua porção anterior e a lâmina óssea vertebral na sua porção posterior. Constituem a face lateral das vértebras e tem na sua porção posterior as apófises articulares.