EQST

O Que Lquen Plano Reticular?

O que é líquen plano reticular?

O líquen plano (LP) é uma erupção inflamatória, recorrente e pruriginosa, caracterizada por pequenas pápulas poligonais, aplanadas e violáceas, que podem coalescer formando placas descamativas e rugosas, geralmente acompanhadas por lesões orais e/ou genitais.

Quais são os tipos de líquen plano?

Existem tipos de Líquen plano:
  • Líquen plano hipertrófico: se caracteriza com lesões avermelhadas parecidas com verrugas;
  • Líquen plano linear: aparece como uma linha vermelha ou roxa sobre a pele;
  • Líquen plano bolhoso: consiste no surgimento de bolhas ou vesículas ao redor das lesões;
Mais itens...

Quem trata líquen plano?

O tratamento para líquen plano é indicado por um dermatologista e pode ser feito através do uso de remédios anti-histamínicos, como hidroxizina ou desloratadina, pomadas com corticoides e fototerapia.

Qual a patogenia do líquen plano?

Embora a etiologia não tenha sido claramente identificada, a patogênese é mais bem definida. O principal evento é o assalto linfocitário localizado aos queratinócitos da camada basal da mucosa. Os linfócitos T induzem apoptose e degeneração celular e perpetuam o processo ao liberar quimiocinas no sítio inflamatório.

O que é líquen plano ungueal?

O líquen plano ungueal (LPU) é uma doença inflamatória capaz de provocar alterações na matriz (raiz da unha), no leito ungueal (região abaixo da unha) e na região periungueal (ao redor da unha).

Como diagnosticar líquen plano?

O diagnóstico é, em geral, clínico e comprovado por biópsia da pele. O tratamento geralmente requer corticoides tópicos ou intralesionais. Os casos graves são tratados com fototerapia ou corticoides, retinoides ou imunossupressores sistêmicos.

Quais as características histopatológicas de um líquen plano?

Os achados histopatológicos clássicos do líquen plano bucal incluem: liquefação da camada basal, acompanhada por um intenso infiltrado linfocitário disposto em faixa, imediatamente subjacente ao epitélio; presença de numerosos corpúsculos colóides eosinofílicos na interface epitélio-tecido conjuntivo (corpos de Civatte ...

Como surge o líquen?

As causas de líquen plano não são bem definidas, porém, sabe-se que as lesões surgem porque as células de defesa do corpo atacam a pele e as mucosas e podem ser desencadeadas devido a exposição a produtos químicos e metais, a medicamentos à base de quinacrina e quinidina e ao vírus da hepatite C.

Como tratar líquen plano nas unhas?

O tratamento preconizado é o corticoide, considerado como “padrão ouro” e pode ser feito como tratamento local, intralesional, intramuscular e até oral, dependendo de cada caso. Outras opções incluem retinóides orais, azatioprina, tacrolimus e terapia biológica.

O que causa o líquen vaginal?

O líquen escleroso é uma doença de pele que normalmente se manifesta na região ano-genital e afeta a qualidade de vida dos pacientes, em sua maioria mulheres. Sua causa ainda é desconhecida, mas a probabilidade é tenha origem autoimune, com crises quando a imunidade baixa.

O que é líquen plano nas unhas?

O líquen plano ungueal (LPU) é uma doença inflamatória capaz de provocar alterações na matriz (raiz da unha), no leito ungueal (região abaixo da unha) e na região periungueal (ao redor da unha). Essas modificações podem levar a danos irreversíveis da unidade ungueal se não forem tratadas a tempo.