Lactobacillus sp no resultado do preventivo é considerado um achado normal e não é sinal de infecção. Os lactobacillus sp são bactérias que fazem parte da flora vaginal e, juntamente com outras bactérias, constituem um mecanismo de defesa natural contra micro-organismos causadores de doenças.
Os probióticos servem para regular a microbiota intestinal, equilibrar distúrbios gastrointestinais, prevenir e tratar doenças, e, também, atuam como imunomoduladores. Contudo, o nosso corpo pode ser “abastecido” de probióticos através de suplementos ou manipulados.
Epitélios representados na amostra são os tipos de células encontrados no exame de Papanicolau. As células normalmente encontradas são as escamosas, glandulares e metaplásicas. Inflamação é diferente de infecção. Significa que há células de defesa.
Bacilos e cocos são bactérias NORMAIS e existentes na flora vaginal. Não precisa fazer nada! Se coletou seu preventivo, deve voltar em consulta para conversar e se informar com o seu médico. Tem outros dados importantes do exame preventivo que devem ser avaliados pelo profissional.
Diante de um preventivo alterado, o ginecologista irá avaliar a necessidade do encaminhamento para o exame de colposcopia. Muitos acham que o preventivo serve para “ver” se há corrimento. Isto não é verdade, é um grande engano. O preventivo serve para rastrear as lesões causadas pelo HPV.
Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.
O corrimento transparente que se parece com clara de ovo, que também é conhecido como muco cervical do período fértil, é completamente normal e comum em todas as mulheres que ainda menstruam. Além disso, costuma estar em maior quantidade no dia da ovulação.
Alguns estudos mostram que mulheres cujos resultados positivos para Lactobacillus sp foram encontrados nos testes têm menores chances de ter lesões pré-cancerígenas em comparação àquelas cujos resultados foram negativos para este microrganismo. Assim sendo, a detecção desta bactéria tem sido considerada essencial para monitorar os níveis normais da flora vaginal feminina e identificar precocemente as alterações celulares associadas às lesões pré-cancerígenas antes mesmo do inicio dos sintomas clínico/patológicos caracterizadores desta patologia neoplásica ginecológica.
Sendo assim, é possível que uma mulher com corrimento vaginal abundante, coceira e ardor na vagina tenha que fazer testes para as principais infecções sexualmente transmissíveis: clamídia, gonorreia e tricomoníase.
Em torno de dois dias, o muco se torna mais elástico e mais claro. À medida que o estrogênio atinge o pico, 1–2 dias antes da ovulação, o muco cervical geralmente se assemelha a uma clara de ovo crua que você pode esticar por alguns centímetros entre o polegar e o dedo indicador (4,5).
Mas caso você tenha sinais e sintomas ginecológicos, é possível que você passe por mais exames, para esclarecer se a citólise está indicando algum problema de saúde.
Isso ocorre, por exemplo, no final da segunda parte do ciclo menstrual, antes da menstruação, que marca um novo ciclo. Como há descamação do endométrio, há morte de células.
Esses problemas ginecológicos podem ter como sintoma o prurido (coceira) e ardor na vagina, que decorrem da morte das células da parede vaginal. Assim, como a citólise pode estar presente em todas essas condições, é preciso diferenciá-las, para chegar ao diagnóstico correto.
Probióticos são microrganismos vivos que chegam intactos ao intestino e que quando administrada em quantidades adequadas contribuem para o microbiota intestinal saudável, além de trazerem benefícios para a saúde. Alguns exemplos de probióticos são os lactobacilos e bifidobacterias.
A recorrência desses quadros clínicos pode indicar que não se tratam de candidíase ou vaginose bacteriana, mas de vaginose citolítica.
Os achados do seu preventivo sao normais, salvo os bacilos supra citoplasmaticos. Porem, devera ser tratado apenas se houver queixa de corrimento (secrecao vaginal alterada) ou achado anormal no exame clinico do seu medico. Importante procurar seu ginecologista para maiores esclarecimentos.
No entanto, a citólise nem sempre é causada pela ação danosa das bactérias. Na verdade, a citólise ocorre naturalmente ao final de um ciclo menstrual e durante a gestação. Esse processo também pode ocorrer em resposta a alterações hormonais, devido ao uso de anticoncepcionais.
Os lactobacilos são considerados as bactérias “do bem” da microbiota vaginal, já que protegem a mulher de infecções por outros micro-organismos potencialmente patogênicos através de competição por nichos, alimentos e controle do pH vaginal.
O Papanicolaou não detecta o vírus HPV mas detecta as lesões provocadas no colo uterino pelo HPV. Se tiver uma infecção pelo HPV, os seus parceiros sexuais precisam procurar atendimento médico. Eles também podem ter o vírus e lesões pelo HPV.
Como os lactobacilos deixam o pH vaginal ácido, muitas espécies de microrganismos não conseguem sobreviver na vagina e, assim, ela fica protegida contra várias infecções.
Caso você não apresente nenhum sintoma clínico, é provável que seu médico ou médica ginecologista te tranquilize e não faça mais nenhuma investigação.
Como tratar: com antibióticos em comprimido e pomadas vaginais, como Metronidazol ou Clindamicina, prescritos pelo ginecologista.
Os sintomas, como coceira excessiva, corrimento vaginal sem cheiro e com aspecto de leite coalhado, ardor ao urinar e dispareunia (dor durante a relação sexual) aparecem logo no início da infecção. O tratamento é feito à base de pomadas e medicação oral e dura cerca de dez dias.
O corrimento transparente que se parece com clara de ovo, que também é conhecido como muco cervical do período fértil, é completamente normal e comum em todas as mulheres que ainda menstruam. Além disso, costuma estar em maior quantidade no dia da ovulação.
Período fértil Nos dias da ovulação, a vagina fica mais úmida e o muco cervical torna-se mais cristalino, transparente e elástico, semelhante à clara de ovo, e por isso, a presença desse muco indica que a mulher está fértil.
Assim, é normal haver um corrimento vaginal mais abundante em determinadas situações como no período periovulatório (corrimento gelatinoso transparente, tipo clara de ovo) e pré-menstrual (corrimento branco antes da menstruação), na estimulação sexual (relações sexuais) e na gravidez.
Clara de Ovo É o muco gelatinoso, transparente e beeeeem elástico, muito parecido com uma clara de ovo. Esse é o muco mais fértil. Ao colocá-lo entre o polegar e o dedo indicador, ele pode esticar mais de 2,5cm. Algumas mulheres não possuem essa etapa, mas isso não significa que elas não estejam ovulando.
Em torno de dois dias, o muco se torna mais elástico e mais claro. À medida que o estrogênio atinge o pico, 1–2 dias antes da ovulação, o muco cervical geralmente se assemelha a uma clara de ovo crua que você pode esticar por alguns centímetros entre o polegar e o dedo indicador (4,5).