Homologia diz respeito a análise das semelhanças biológicas observadas entre organismos de espécies diferentes, mas que apresentam um mesmo ancestral comum. Um exemplo de órgãos homólogos é com relação aos ossos das patas dianteiras de diversos vertebrados. ...
Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário.
O conceito de homologia – “similaridade entre partes com ancestralidade comum” – é um dos mais importantes conceitos dentro da biologia evolutiva.
Significado de Homologia substantivo feminino Qualidade do que é homólogo. Retórica Vício de elocução, em que são repetidas as palavras, os conceitos etc.
Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto, estruturas análogas.
Diante disso, as semelhanças análogas são aquelas presentes em animais de uma mesma espécie, que possuem mesmo ancestral comum, todavia funções diferentes, ao passo que as homólogas apresentam a mesma função, todavia apresentam ancestrais diferentes e por conta disso, estão presentes em espécies diferentes.
Os órgãos homólogos correspondem aos órgãos que apresentam uma mesma origem embrionária, mas não apresentam uma mesma função. ... Sendo assim, esses órgãos possibilitam o entendimento da história evolutiva dos seres vivos. Bons estudos!
Na Biologia, trata-se de “semelhança funcional entre órgãos de diferentes estruturas e origens embriológicas” (Dicionário Houaiss). Por exemplo, as asas de inseto e as asas de aves são originadas de forma diferente, mas são análogas, pois têm a mesma função: possibilitar o voo.
Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas.
Muito bem, analogia significa aplicar a uma hipótese não regulada por lei, a legislação de um caso semelhante. ... Deve-se observar que não existe analogia de norma penal incriminadora – in malam partem. Utiliza-se analogia apenas para beneficiar o acusado – in bonam partem.
A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste na união de termos que expressam diferentes percepções sensoriais. Observe as frases abaixo: - Sua voz soava docemente pelo salão principal.
A catacrese é uma figura de linguagem utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma.
Metáfora é uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem conjunção ou locução conjuntiva comparativa.