Em química, designa qualquer composto opticamente ativo que tem a característica de fazer girar o plano da luz polarizada no sentido anti-horário (ver isomeria óptica).
Esse tipo de carbono é chamado de “assimétrico” porque não admite um plano de simetria e é denominado também “quiral” porque essa palavra vem do grego khéir, que significa mão. Quando colocamos uma de nossas mãos em frente ao espelho, a imagem reflete exatamente a mão oposta.
Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.
Primários: Carbonos ligados diretamente a somente um carbono. Identifique na figura acima os carbonos circulados em vermelho, repare que eles se encontram nas extremidades da cadeia. Secundários: Carbonos ligados diretamente a dois outros carbonos.
Carbono quiral é um átomo de carbono que apresenta quatro ligantes diferentes. Ele é fundamental para identificar a isomeria óptica e o número de isômeros que podem ser formados. Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes.
Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si.
Carbono quiral é um carbono que está entre uma cadeia carbônica e ele apresenta 4 ligantes diferentes ao seu redor, conferindo a molécula uma isomeria óptica.
Os carbonos assimétricos, denominados de quirais, são representados por C*. O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.
Substâncias opticamente ativas – são aquelas que desviam o plano de vibração da luz polarizada. O desvio pode ocorrer em dois sentidos: o isômero que desvia a luz para o lado direito é denominado dextrógiro (d); já aquele que desvia a luz para o lado esquerdo é denominado levógiro (l).
A isomeria óptica está ligada ao fato de a molécula orgânica ser assimétrica. Na maioria das vezes a assimetria da molécula é identificada por meio da presença de um carbono assimétrico ou quiral, isto é, carbonos que possuem os quatro ligantes diferentes entre si. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Reação completa - Reação que só termina macroscopicamente quando pelo menos um dos reagentes é totalmente consumido. Reação química - Processo através do qual se obtêm novas substâncias (os produtos da reação) a partir da transformação das substâncias iniciais (os reagentes). ...
É um composto orgânico que, embora contenha dois ou mais átomos de carbonos assimétricos, com ligantes iguais, não é opticamente ativo, apresentando uma configuração tal que cada metade da molécula é a imagem especular da outra, e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro carbono ...
A isomeria ocorre quando dois ou mais compostos orgânicos possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferenciam pelo arranjo de seus átomos. ... Saber disso é importante porque uma única mudança na disposição dos átomos dentro da molécula pode afetar todas as propriedades físicas e químicas da substância.
Resposta. Resposta: Isômeros são moléculas de substâncias orgânicas que apresentam a mesma fórmula molecular, mas possuem propriedades e características estruturais diferentes. É importante conhecê-los para, principalmente, a função de certos princípios ativos e medicamentos.
A isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais substâncias diferentes possuem a mesma fórmula molecular, mas diferentes propriedades e fórmulas estruturais.
Veja cada caso: 1. Isomeria plana ou constitucional: Os isômeros desse tipo possuem a mesma fórmula molecular e se diferenciam pelas fórmulas estruturais planas. Existem cinco casos de isomeria plana: função, cadeia, posição, metameria e tautomeria.
Existem cinco tipos de isomeria constitucional, que são: de função, de cadeia, de posição, metameria e tautomeria.
A isomeria espacial ou estereoisomeria acontece quando dois compostos apresentam a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem quanto a sua estrutura espacial. ... Existem dois tipos de isomeria espacial: a geométrica (também conhecida como cis e trans) e a óptica.
É um tipo de isomeria plana de posição que envolve compostos de mesma fórmula molecular, com cadeias carbônicas heterogêneas e funções químicas diferentes. O etanoato de etila (C4H8O2) e o propanoato de metila (C4H8O2), ésteres insaturados, são isômeros de metameria porque apresentam cadeia carbônica heterogênea.
Essa isomeria ocorre principalmente com alcoóis e éteres, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres. Exemplo: Éter dimetílico e álcool etílico possuem a mesma fórmula molecular: C2H6O, mas pertencem a diferentes funções: Éteres: compostos que apresentam Oxigênio (O) localizado entre carbonos.
A isomeria de função, também denominada de funcional, é aquela em que os compostos se diferenciam por pertencerem a grupos funcionais diferentes. A isomeria plana ou constitucional é aquela em que dois ou mais compostos possuem a mesma fórmula molecular, porém, diferenciam-se em algum aspecto de sua fórmula estrutural.