A geração de energia no mundo está resumida, em sua grande maioria, pelas fontes de energias tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás natural. Tais fontes são poluentes e não renováveis, mas no futuro, serão substituídas inevitavelmente.
Transmissão de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica).
A energia solar funciona da seguinte forma: os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.
Como funciona a energia solar para casas Essa energia é levada ao inversor solar que altera a corrente elétrica, de contínua para alternada, para haver compatibilidade com a corrente da residência, ficando pronta para utilização nos eletrodomésticos e em qualquer outro equipamento.
Um fluido de transferência circula através desses tubos e é aquecido pelos raios de sol. Depois, o fluido é bombeado por meio de trocadores de calor, produzindo vapor dentro da usina de energia heliotérmica. O vapor movimenta as turbinas, que por sua vez, produz eletricidade.
A captação de energia solar ocorre quando os painéis solares recebem a luz do sol, que é convertida pelo inversor solar (de corrente contínua para alternada), gerando energia elétrica para utilização em sua residência ou empreendimento. Este fenômeno é chamado de efeito fotovoltaico.
Os valores de radiação entre as horas do meio-dia-solar costumam ser próximos ou iguais 1000 W/m², sendo os melhores horários para aproveitamento das tecnologias de captação da energia solar.
Existem duas formas de se captar a energia solar, através dos sistemas de aquecimento solar para água e dos sistemas solares fotovoltaicos, que podem gerar toda a energia de uma casa ou empresa, cada um com tecnologias, processos e equipamentos específicos.
O funcionamento da energia solar acontece da seguinte maneira: os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.
Que estados lideram na energia solar?*
O uso da energia solar pode ser feito em diversas situações: no aquecimento de água para uso industrial ou residencial, no bombeamento de água em regiões rurais e na geração de eletricidade, auxiliando na redução da conta de luz por meio da energia solar fotovoltaica.
Energia Solar no Mundo
De acordo com os dados aferidos em Janeiro de 2017, em primeiro lugar está a China, com 78,100 Megawatts, em segundo lugar vem o Japão com 42.
Os 3 estados brasileiros que mais utilizam energia solar
Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná encabeçam a lista dos estados brasileiros que mais usam energia solar. Vamos conhecer agora como cada um deles contribui quanto ao uso da energia fotovoltaica para a nação.
Rio Grande do Norte
Resposta: São paulo, Rio grande do sul e do norte, Ceara, Piauí, Bahia, Mato grosso do sul.
No Brasil, a produção de energia solar tem se destacado e o sudeste possui a maior potência instalada no território nacional, enquanto a energia eólica no nordeste, é predominante.
O Brasil possui usinas eólicas em alguns estados, como Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará; atualmente, a usina eólica do Rio Grande do Norte lidera a produção de energia elétrica, operando com capacidade de 2.
O estado que tem mais vento no Brasil é a Bahia. E é um vento de interior. O litoral da Bahia não tem vento, ao contrário do Rio Grande do Norte e Ceará.
A capital da Nova Zelândia, Wellington, é a cidade mais ventosa do mundo.