Eletricidade é o nome dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação das cargas elétricas, uma propriedade inerente aos prótons e elétrons, assim como também dos corpos eletricamente carregados.
A maioria das questões de eletrodinâmica envolvem o cálculo da potência elétrica, ou seja, da quantidade de energia elétrica consumida em um circuito por unidade de tempo. Além disso, é necessário que você saiba analisar circuitos elétricos, principalmente aqueles que envolvem associações de resistores.
A eletricidade é a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com as cargas elétricas e abrange duas subáreas, que são: Eletrostática, que estuda as propriedades das cargas elétricas em repouso, e eletrodinâmica, que aborda os fenômenos relacionados com as cargas elétricas em movimento.
A eletricidade está em praticamente tudo o que fazemos em nosso cotidiano. Aquecedores, aparelhos de ar condicionado, lâmpadas, chuveiros e ferros elétricos são alguns dos exemplos de aparelhos do dia a dia que precisam de eletricidade para funcionar.
Os aparelhos que mais consomem energia
Confira algumas dicas práticas para executar no dia a dia:
Quais são os maiores vilões do consumo de energia? O chuveiro elétrico é o maior de todos. Depois o ferro de passar, a geladeira e o ar condicionado; a máquina de lavar roupa, principalmente por causa do tamanho; e a iluminação. Como saber se o aparelho consome energia?
Aparelhos eletrodomésticos e demais eletrônicos, como: geladeiras, micro-ondas, chuveiros, máquinas de lavar roupa, ares condicionados e até mesmo aparelhos em Stand By são apontados como o que mais gasta energia em uma residência.
Televisores desligados, mas conectados à tomada, podem gastar até 13 watts por dia, mais que laptops conectados a carregadores (7,1 watts), roteadores sem fio (5,5 watts) e telefones sem fio (2,2 watts).
Segundo o Procel Info, o ar condicionado consome até 10 vezes mais energia elétrica do que um ventilador. Logo atrás do ar condicionado, vem o chuveiro elétrico, o aquecedor de ar e a geladeira.
Agora vamos calcular o quanto essas horas equivaleriam em kWh. No caso do ar-condicionado, seriam 6,45 kW por hora, durante 60 horas, igual a 387 kWh por mês. Já, para o ventilador, seria 0,104 kW por hora, durante 60 horas, igual a 6,24 kWh por mês.
O ventilador de mesa é o mais econômico, já os ventiladores de teto consomem quase o dobro de energia, mas ainda sim, é um gasto bem menor do que o dos ares-condicionados, por exemplo. Para calcular o consumo de energia de um ventilador, basta você saber a potência daquele aparelho.
Um exemplo: se um ventilador tem uma potência elétrica de 100 watts, e se ele está em média ligado 8 horas por dia, 30 dias por mês, e se o custo do kilowatt/hora na sua região é, por hipótese, de $R 0,36, então o custo mensal da energia gasta por esse ventilador é-nos dados por: 100 x 8 x 30 x 0,36 / 1.
Consumo de energia Já na média e baixa, o que mais gasta é o Britânia Ventus Insect. O Britânia Protect 30 Six é o que consome menos nas três velocidades.
Especificações Técnicas
Uma chapinha (52 Watt de potência) ligada por meia hora por dia gasta 0,78kWh por mês, o que equivale a R$ 0,29 mensais.
Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.
No caso ele transformará a energia elétrica em energia mecânica(o giro das palhetas), no entanto, como não existem receptores ideais, o liquidificador também dissipará parte da energia elétrica em energia térmica. Assim a resposta deve ser energia elétrica, térmica e mecânica.
Ao contrário da roda hidráulica, que aproveita a força potencial da água corrente para gerar energia, o ventilador, um secador de cabelo, usa energia elétrica para gerar a corrente de ar.
Ao conectarmos o liquidificador na tomada e apertarmos o botão de ligar fazemos um motor ser racionado , esse motor transformará a energia elétrica em mecânica mas como em toda transformação de energia existe perdas uma parte da energia é dissipada como energia térmica.
A energia luminosa também se faz presente nas lâmpadas incandescentes. Neste caso a lâmpada é o dispositivo que transforma energia elétrica em energia luminosa. Aquecedores solares funcionam ao contrário, as células fotoelétricas dos painéis solares convertem energia luminosa proveniente do sol em energia elétrica.
Sobre as transformações de energia, temos que: Elétrica em térmica: Chuveiro, Aquecedor elétrico, Ferro de passar roupa, Torradeira elétrica. Elétrica em cinética: Aparelho de barbear, Furadeira, Liquidificador, Secador de cabelo. ... Química em elétrica: Pilha, Bateria, Fusível, Gerador, Tomada, Fio de cobre.
Tipos de transformação de energia
2- a fonte de energia de um celular é a bateria, nela ocorre transformação da energia química( que ocorre através das reações de oxido-redução)em energia elétrica.