O que feito a morfina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Flor da papoula, a fonte da morfina. A morfina é uma substância narcótica e sintética (produzida em laboratório), derivada do ópio retirado do leite da papoula.
Onde atua a morfina?
A morfina está indicada para o alívio da dor intensa, seja aguda ou crônica, pois age no sistema nervoso central e em outro órgãos do corpo com musculatura lisa, para o controle deste sintoma.
Qual é a origem da morfina?
A morfina é a primeira droga, ou podemos chamar um fármaco narcótico, derivada do ópio. Foi criada em 1803, pelo farmacêutico alemão Friedrich Wilhelm Adam Serturner, o mesmo deu nome ao remédio em homenagem ao Deus grego do sono, Morfeu.
Como foi criada a morfina?
Substância foi testada com sucesso em camundongos Em 1805, o assistente de farmácia Freidrich Sertuner descobriu o poder analgésico de uma substância presente na flor de papoula. Surgiu, então, a morfina.
O que se extrai da papoula?
Muitas substâncias com grande atividade farmacológica podem ser extraídas de uma planta chamada Papaver somniferum, conhecida popularmente com o nome de papoula do oriente. Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (a palavra ópio em grego quer dizer suco).
Quais são os efeitos da morfina?
As reações adversas mais frequentemente observadas incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e transpiração. Estes efeitos parecem ser mais observados em pacientes ambulatoriais do que naqueles que não sofrem dor grave. Em tais pacientes, são aconselháveis doses mais baixas.
Quais os males que a morfina pode causar?
As reações adversas mais frequentemente observadas incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e transpiração. Estes efeitos parecem ser mais observados em pacientes ambulatoriais do que naqueles que não sofrem dor grave. Em tais pacientes, são aconselháveis doses mais baixas.
Quando foi criada a morfina?
Desde que foi descoberta em 1805, pelo alemão Freidrich Sertuner, a morfina e seus derivados se tornaram a alternativa mais usada para dores crônicas, em pacientes terminais e após cirurgias. Mais de 230 toneladas da substância são consumidas anualmente em todo o mundo.
Qual a planta da morfina?
Ópio e Morfina - Cebrid-Unifesp/EPM. Muitas substâncias com grande atividade farmacológica podem ser extraídas de uma planta chamada Papaver somniferum, conhecida popularmente com o nome de papoula do oriente.
Em que ano foi criada a morfina?
Pertencente ao grupo dos opioides, foi isolado pela primeira vez em 1804 por Friedrich Sertürner, que começou a distribuir a droga em 1817. A morfina passou a ser comercializada em 1827 pela Merck, que à época era uma pequena empresa química.
Que tipo de droga é o ópio?
O ópio é encontrado em forma de pó que é obtido do látex que é retirado da cápsula da papoula, ainda verde. Neste pó encontra-se a morfina e a codeína, que atuam no sistema nervoso central fazendo o cérebro funcionar mais devagar, o que causa sono e descanso.
Para que serve a flor da papoula?
Os povos que têm papoula em seus campos – europeus e asiáticos – costumam usar esta planta para tratar sintomas de ansiedade e estresse, pelo seu conteúdo em papaverina e morfina; tosses, asmas e bronquites, pelo seu conteúdo em codeína; dor de dentes e outras necessidades de antiinflamatório, sudorese e analgesia.
Qual a forma farmacêutica da morfina?
ORAL-1fr.60ml DIMORF® Sulfato de Morfina Forma Farmacêutica de Dimorf Solução Oral - 10 mg/ml Apresentação de Dimorf Cartucho com 1 frasco contendo 60 ml e conta-gotas graduado.
Qual o grupo farmacológico da morfina?
A morfina é um fármaco narcótico de alto poder analgésico usado para aliviar dores severas. Pertencente ao grupo dos opioides, foi isolado pela primeira vez em 1804 por Friedrich Sertürner, que começou a distribuir a droga em 1817.