Fck = Resistencia característica a compressão do concreto; Fcm = Resistencia media do concreto; 1,65 = Coeficiente estatístico de distribuição normal (relativo aos 5%); Sn = Desvio padrão das resistências do ensaio.
A tensão cr, que é expressa em megapascal (Mpa), Newton por milímetro quadrado (N/mm2) ou em quilograma por milímetro quadrado (Kg/mm2), é calculada dividindo a força F ou carga aplicada, pela área da secção inicial da parte útil do corpo de prova, S0.
Assim, as tensões de tração são absorvidas pelo concreto. Lembra-se que a resistência à tração do concreto é da ordem de 1/10 da resistência à compressão.
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação. ... Compatibilidade química - o aço não se corrói com o ambiente alcalino do concreto.
A resistência à compressão do concreto é conhecida como Fck — uma sigla que em inglês significa Feature Compression Know (em português significa resistência característica do concreto à compressão). Ela é medida em megapascal (MPa), e cada 1 mpa corresponde a uma resistência aproximada de 10 kgf/cm².
A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais. A resistência do concreto aumenta com sua idade, conforme se observa na Figura 06.
Em casos menos críticos na resistência do concreto, terá de ser postergada a desforma e remoção de escoramentos. Mas em casos mais graves, poderá ser necessário refazer a concretagem ou até mesmo reforçá-la posteriormente. Tudo depende da extensão e grau do problema.
Por que fazer ensaios de resistência do concreto? Propriedade do concreto diretamente ligada à segurança e à estabilidade estrutural, ensaios de resistência à compressão é capaz de indicar eventuais variações da qualidade de um concreto, seja com relação à dosagem, seja quanto a seus insumos.
Aditivos superplastificantes Pode-se dizer que haverá uma redução de 20% a 25% da relação água-cimento. Esse aditivo também é responsável por aumentar a resistência final do concreto e, também, facilitar o seu espalhamento da massa.
Diferencia-se do concreto (ou betão) devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão. É uma mistura compacta de: agregados graúdos: pedras britadas, seixos rolados, etc. agregados miúdos: areia, pedregulhos.
O Fck do concreto é a sua resistência característica à compressão, e a unidade de medida usada para definir os seus valores é o Mega Pascal, abreviado para MPa.
A durabilidade está relacionada às propriedades do material e à sua exposição ao longo do tempo, em um dado ambiente. Ela é fundamental para a vida útil de uma edificação. Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.
A compacidade (adensamento) do concreto é outro fator essencial para garantir vida longa ao concreto, quando é bem feita, ela elimina os vazios preenchidos com ar na massa, dificultando assim a entrada de agentes agressivos no concreto que poderão corroer a armadura com o passar do tempo, outra vantagem de se realizar ...
Chuva, vento, sol, humidade e fungos são alguns dos fatores que podem detonar os materiais que sustentam um prédio ao longos dos anos. O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos. Alguns podem durar mais de 60 anos sem apresentar qualquer problema.
Significado de Durabilidade substantivo feminino Particularidade ou estado que é durável; qualidade daquilo que dura (por muito tempo); duração ou resistência.
Durabilidade é a capacidade de um produto físico em preservar as suas características funcionais sem necessitar de manutenção ou reparações excessivas.
Propensão da pessoa que, por suas ações e intenções, oferece algo sem esperar nada em troca.
Significado de Dualidade substantivo feminino Característica do que é dual, duplo, que corresponde a dois. Qualidade do que contém em sua essência duas substâncias, dois princípios, duas naturezas.
adjetivo Em que há dualismo, existência simultânea de duas coisas, princípios, sensações contraditórias numa mesma situação ou pessoa. Que se refere ao princípio compartilhado por algumas religiões que afirma ser possível a existência simultânea do espírito e do corpo, do bem e do mal.
substantivo feminino Característica do que é polar, do que possui pólos. [Física] Propriedade positiva ou negativa dos pólos de um ímã. Característica do que possui qualidades ou formas distintas em relação a outra coisa: polaridade de opiniões.
Dualidade não é sinônimo de algo negativo, mas tem sido usado como tal. É comum vermos a frase “sair da dualidade” como sinônimo de iluminação espiritual. Entre tantos outros termos utilizados de maneira indevida, este é apenas mais um.
Atualmente muitas formas equivocadas de espiritualidade acabam por serem rotuladas como místicas e ligadas ao misticismo, o que faz com que o termo místico perca seu caráter de contemplação da essência da realidade, dos princípios últimos de compreensão da unidade do homem com o cosmo e com Deus.
Polaridade em física é um atributo com dois possíveis valores. Em eletrônica, polaridade se refere ao tipo de carga (negativa ou positiva). ... Cargas de mesma polaridade ou sinal repelem-se umas às outras, enquanto cargas de polaridades opostas se atraem.
A polaridade das moléculas é um tópico importante no estudo da Química, pois nos ajuda a entender como as moléculas de uma ou mais substâncias interagem, o que pode determinar a solubilidade ou o ponto de fusão e ebulição dessas substâncias.