EQST

O Que Fala O Livro A Bolsa Amarela?

O que fala o livro A bolsa amarela?

"A Bolsa Amarela" é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora.

Qual a finalidade da obra A bolsa amarela?

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa é uma analise da obra A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga Nunes, publicada no ano de 1976, no qual o objetivo central foi observar o comportamento psíquico e afetivo da protagonista Raquel frente à repressão, angústias e frustrações.

Quantas páginas tem o livro A bolsa amarela?

135 páginas SKU 25850957. Livro brochura ótimo estado, algumas folhas com grifos a lápis, corte limpo, lombada ótima e miolo firme, 135 páginas.

Como era a bolsa amarela por dentro?

Ela era grande; tinha até mais tamanho de sacola do que de bolsa. Mas vai ver ela era que nem eu: achava que ser pequena não dá pé. A bolsa não era sozinha: tinha uma alça também. Foi só pendurar a alça no ombro que a bolsa arrastou no chão.

Qual o gênero do livro A Bolsa Amarela?

livro infantojuvenil A bolsa amarela. A bolsa amarela (1976), de Lygia Bojunga Nunes, é um livro infantojuvenil que mostra a trajetória de libertação de sua personagem principal – Raquel.

Quantos anos tem a Raquel de A bolsa amarela?

10 anos de idade Dica de livro: Os sonhos de uma menina de 10 anos em “A Bolsa Amarela” Clássico da literatura infanto-juvenil, o livro “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga, trata dos sonhos de uma criança de 10 anos de idade. O nome dela é Raquel, bastante imaginativa e brincalhona, mas que também vive angústias próprias da idade.

Qual o gênero do livro A bolsa amarela?

A Bolsa Amarela (1976) é o terceiro trabalho de Lygia Bojunga (1932), que surge na literatura infantojuvenil em 1972, com Os Colegas, e alcança sucesso imediato de crítica e público.

O que Raquel guardou dentro da bolsa amarela?

A protagonista da história é Raquel, uma menina que guardava dentro de si e da bolsa amarela três vontades: deixar de ser criança, ter nascido garoto e escrever. Filha mais nova, tinha um irmão e duas irmãs. Como ela mesma diz: “[...] todo mundo já é grande, menos eu [...]”. (NUNES, 1998, p.

Qual a edição do livro A Bolsa Amarela?

Terceiro livro de Lygia Bojunga, A bolsa amarela está em sua 36ª edição.

Como era Raquel do livro A Bolsa Amarela?

A bolsa amarela conta a história de Raquel, uma menina que se sente meio deslocada na família, que não a escuta ou compreende, como ela mesma relata em uma carta a um amigo inventado: Quando eu nasci, minhas duas irmãs e meu irmão já tinham mais de dez anos.

O que tem dentro da bolsa amarela?

Os elementos insólitos em A bolsa amarela estão já na constituição dos personagens, como um galo com o pensamento costurado que decidiu se esconder dentro da bolsa amarela e escolheu um dos nomes que Raquel guardava para ser seu novo nome; uma guarda chuva que havia escolhido ser mulher e que somente o Afonso (galo) ...

Qual é o tempo da história a bolsa amarela?

A bolsa amarela é um livro para crianças e jovens publicado pela primeira vez em 1976. Mesmo assim, apesar de seus 43 anos, podemos dizer que suas reflexões continuam válidas e atuais.

Quem morava no bolso bebê da bolsa amarela?

Ficava no menor bolso da bolsa amarela, chamado por Raquel de bolso bebê. Surge em seguida, Terrível, um primo de Afonso. Era um galo de briga, que havia ganhado 130 lutas, mas perdera para outro galo chamado Crista de Ferro. O único pensamento que Terrível tinha era de brigar.

Como era Raquel do livro A bolsa amarela?

A bolsa amarela conta a história de Raquel, uma menina que se sente meio deslocada na família, que não a escuta ou compreende, como ela mesma relata em uma carta a um amigo inventado: Quando eu nasci, minhas duas irmãs e meu irmão já tinham mais de dez anos.

Quem era Lorelai no livro A bolsa amarela?

surgiu outra amiga imaginária, chamada Lorelai, pois com o amigo homem não deu muito certo, então começou contar sua vida para a nova amiga: Lorelai: Era tão bom quando eu morava lá na roça. A casa tinha um quintal com milhões de coisas, tinha até galinheiro.

O que Raquel guarda dentro da bolsa amarela?

Tais vontades são abaladas com a bolsa amarela. ... Em seu bojo e bolsos, Raquelguarda”: os nomes que coleciona e lhe servem de destinatários para uma correspondência imaginária, um alfinete de fralda, fotografias, desenhos, pensamentos e suas três vontades.

O que significa pensamento costurado?

10. O Galo Terrível e seu “pensamento costurado”... Representa as pessoas que foram vítimas de tortura. Representatambém aquelas pessoas que tem a mente fechada para novas idéiase sonho de liberdade.

Quando foi escrito o livro A bolsa amarela?

1976 Publicada pela primera vez em 1976 (em um país marcado pela ditadura, repressão e censura), a obra de Lygia Bojunga envolve leitores com uma história na qual a aventura tem prioridade, mas que também discute o contexto social da época.

Como é o personagem principal da história bolsa amarela?

Publicada em 1976, A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes, conta a história de Raquel – narradora protagonista – pertencente a uma estrutura familiar que desautoriza e nega a voz infantil.

Qual o personagem principal do livro A Bolsa Amarela?

Raquel No livro, Raquel, a personagem principal, tem três vontades que esconde de todos: a de ser grande, a de ser um garoto e a de ser escritora.