A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente, variando suas dimensões. Dilatação térmica é um fenômeno físico decorrente do aumento da temperatura de um corpo.
2,00048 metros
Dentre as panelas de metal, a de cobre é a que esquenta mais rápido, seguida do inox e do ferro.
Resposta. É a prata porque a "condutividade térmica" da prata é maior do que a do ferro.
o ferro tem uma capacidade calorífica (0,106 cal/g) menor do que a da água (1 cal/ g). Assim, o ferro esquenta com mais facilidade porque necessita de menos calorias para elevar 1°C por grama em relação à água, consequentemente ele perde calor na mesma proporção. ou seja, se esquenta rápido, esfria rápido.
Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar.
Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. ... À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra.
A água precisa de muito mais calor para começar a aquecer de fato: para subir em 1 grau Célsius a temperatura de 1 grama de água precisa-se de 4,186 joules de energia, enquanto para a mesma quantidade de ar é necessário 1,005 joule e para o solo apenas 0,800 joule.