EQST

O Que Esparta E Atenas?

O que é Esparta e Atenas?

Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega.

Quais as principais diferenças entre as cidades de Atenas e Esparta?

As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.

Porque as cidades de Esparta e Atenas eram rivais?

Esparta e Atenas eram as principais cidades-estados da Grécia Antiga e ambas queriam impor o seu domínio sobre os gregos. As disputas de interesses entre espartanos e atenienses provocaram a Guerra do Peloponeso.

Como funciona a sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

O que os espartanos valorizavam?

Sociedade. Esparta era uma cidade muito diferente de Atenas, outra importante cidade-estado da Grécia antiga. Os espartanos não se interessavam por arte ou por filosofia. Ao contrário, eles valorizavam a coragem, a força e a obediência.

Quais as principais semelhanças e diferenças entre Esparta e Atenas?

Semelhanças e Diferenças entre Esparta e Atenas – Ambas as cidades se preocupavam com a educação dos seus jovens, porém tinham formas de realização diferentes. Os atenienses se preocupavam com o equilíbrio entre o corpo e a mente, enquanto os espartanos optavam pelo corpo em seus treinamentos militares.

Como se chamou a guerra entre os persas e gregos?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. ... Os gregos foram formados por diversos povos: aqueus, jônios, dórios, eólios.

Qual o nome da guerra entre os gregos e os persas?

Guerras Médicas As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas.

Como era a organização social dos espartanos?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Quais as principais características da sociedade espartana?

As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis.

Como era a educação espartana qual era seu objetivo?

A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros.

Qual é a cultura dos espartanos?

Essa região foi dominada pelos dóricos (ou dórios), em 1000 a.C., que são a origem dos povos espartanos. Eles acreditavam que tinham descendência direta de Herácles, ou como conhecemos, Hércules, um herói grego. Essa é uma sociedade extremamente militar, que formava guerreiros desde criancinha.

Qual a diferença entre a educação espartana e ateniense?

Pode-se dizer então que a educação espartana era voltada para o modelo aristocrático, em outras palavras, o “governo dos melhores.” Já a educação praticada em Atenas, tinha como foco o exercício da democracia.

Quais foram os motivos que levaram os gregos e os persas a se enfrentarem em uma grande guerra e quais foram os resultados dessa guerra?

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.

Qual foi o principal motivo das guerras grego persas?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

Qual foi o principal motivo das Guerras Greco persas?

A luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente foi a principal causa dessas guerras.

Qual foi a causa das guerras entre os gregos e os persas?

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.