O que é Escotoma e quais as causas. O escotoma caracteriza-se pela perda total ou parcial da capacidade de visão de uma região do campo visual, que geralmente se encontra rodeado por uma área onde a visão está preservada.
Escotoma que pode ser encontrado em doentes com glaucoma. Consiste num escotoma paracentral que parte do ponto cego e que se curva à volta do ponto de fixação.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Quando o gel vítreo puxa a retina, você pode ver o que parecem com luzes piscando ou faixas de raios chamados de flashes . Você pode ter experimentado esta mesma sensação se você já foi atingido no olho e visto "estrelas ". Os flashes de luz pode aparecer de vez em quando por várias semanas ou meses.
O que causa os "flashes" luminosos? Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular.
Alguns espirros são tão intensos que deixam qualquer pessoa a ver estrelas… quase literalmente. ... Este fenómeno deve-se à pressão que o espirro causa na cabeça e que pode passar para a retina ou nervo ótico, causando uma maior sensibilidade e fazendo com que o cérebro interprete a intensidade do espirro como uma luz.
Isso porque estrelas são astros luminosos, ou seja, que geram a própria luz. ... O mesmo acontece com outros planetas que às vezes ficam visíveis a olho nu no céu noturno, como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno — o que vemos é a luz solar refletida nesses mundos, que não geram a própria luz como as estrelas.
A presença de uma mancha amarela no olho geralmente não é sinal de um problema grave, estando, em muitos casos relacionada com alterações benignas do olho, como pinguécula ou pterígio, por exemplo, que podem nem necessitar de tratamento.
Pontos pretos e flashes de luz são os principais sintomas do descolamento... Pontos pretos e flashes de luz são os principais sintomas do descolamento de retina. Problema deve ser tratado com urgência para que o paciente não deixe de enxergar.
Você por acaso está notando alguns pontos pretos flutuantes em sua visão, e não faz ideia do que eles significam? Bem, eles podem ser as famosas 'moscas volantes', fenômeno tecnicamente chamado de miidopsia. Na verdade, podemos enxergar pontos, fios, teias ou ter a sensação de que insetos estão voando por perto.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
Se você está percebendo as linhas no seu olho também teria que ir à um oftalmologista, pois pode ser apenas alguns vasos sanguíneos mais aparentes ou doenças da conjuntiva e/ou córnea.
O tremor no olho é um termo usado pela maioria das pessoas para se referir à sensação de vibração na pálpebra do olho. Esta sensação é muito comum e normalmente acontece por causa do cansaço dos músculos do olho, sendo muito semelhante ao que acontece em uma câimbra em qualquer outro músculo do corpo.
Na maioria dos casos, como os causados por estresse, poucas horas de sono ou excesso de cafeína, por exemplo, o tremor nas pálpebras é chamado de Mioquimia da Pálpebra, condição considerada clinicamente mais simples.
Quando não acontecer infiltração no vítreo, existem recursos terapêuticos que podem tratar o descolamento. São a fotocoagulação com laser e a criopexia, que favorecem o acondicionamento da retina na sua posição original. Para casos mais graves são indicadas as cirurgias, que buscam vedar o espaço existente no vítreo.
Como prevenir o descolamento de retina ?
Os descolamentos de retina podem ser provocados por uma ruptura por onde penetra o vítreo que se deposita entre o globo ocular e a própria retina (melhor dizendo, entre a camada da retina onde estão os fotorreceptores e a camada onde se localizam os vasos sanguíneos que lhe fornecem nutrientes).