Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
“O comportamento organizacional tem suas origens no final do ano 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência, política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.
Nesse sentido, entender o comportamento organizacional é fundamental para a avaliação do ambiente e para a adoção de práticas efetivas de gestão de pessoas que ajudem a garantir uma boa experiência de trabalho para o colaborador. ... O comportamento organizacional deve estar de acordo com os valores da organização.
Entende-se que o comportamento organizacional seria um fator a se considerar para a dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois balizaria o trabalho dos líderes e conferiria a estes a possibilidade de prever e, especialmente, evitar, problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
Critérios de avaliação da análise de comportamento organizacional
As três áreas do comportamento organizacional, isto é, sistema organizacional, grupo e pessoas, possuem variáveis independentes e dependentes do comportamento organizacional, além de produzirem, ainda, variáveis intermediárias nessa relação sistêmica.
Em administração, a cidadania organizacional é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que auxilia a criação do funcionamento eficaz da organização.
Os 3 fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações:
A personalidade também pode influenciar a ética no local de trabalho. Por exemplo, alguém com uma personalidade espontânea, divertida, pode se esforçar para por as mãos à obra, cumprir prazos ou ser um negociador astuto quando se discute contratos.
6a Questão (Cód.: 115721) Pontos: 0,0 / 1,0 É de fundamental importância, para se compreender a relação entre motivação e desempenho, entender que: motivação e cultura organizacional estão estreitamente vinculadas.
A relação entre motivação e desempenho Motivação e desempenho estão intimamente ligados, um depende do outro e um não funciona sem o outro. ... Diante disso, é essencial que as organizações ofereçam programas de benefícios que promovam a motivação de seus colaboradores.