9 sinônimos de dicotomia para 2 sentidos da palavra dicotomia: Divisão em duas partes contrárias e complementares: 1 divisão, oposição, separação.
A dicotomia entre teoria e prática docente é um problema que tende a produzir uma prática educacional tradicional. Correntes pedagógicas contrárias a uma educação tradicional (construtivistas) defendem a coparticipação de professores e alunos no processo educacional.
O que é Dicotomia: Com origem no grego dikhotomía, uma dicotomia indica uma classificação que é fundamentada em uma divisão entre dois elementos. No âmbito da teologia, os dicotomistas acreditam que o ser humano é dividido em duas partes: corpo e alma (sendo que para eles, alma e espírito são sinônimos).
Significado de Subalternidade substantivo feminino Qualidade do que é subalterno; inferioridade, dependência, subordinação.
Significado de Dualidade substantivo feminino Característica do que é dual, duplo, que corresponde a dois. Qualidade do que contém em sua essência duas substâncias, dois princípios, duas naturezas.
Do latim dualĭtas, o termo dualidade assinala a existência de dois fenómenos ou caracteres diferentes numa mesma pessoa ou num mesmo estado de coisas. ... Neste sentido, as noções do bem e do mal são um exemplo de dualidade. Ambas podem definir-se por oposição e fazem referência a duas essências completamente distintas.
O dito dualismo do período Barroco marcava a tensão entre fé e razão, espiritualidade e materialismo, com a tentativa de fundir valores contraditórios. Uma das principais problemáticas era o gosto pela vida terrena, tentando a salvação pela fé.
Espiritualidade seria assim definida como uma maneira de enxergar o mundo e de se comportar na busca por um sentido de viver; ou ainda como uma necessidade pessoal de encontrar respostas para questões existenciais sobre o sentido da vida, doenças e morte.
Parte 1 de 3: Pense misticamente. Sinta a presença de uma mão orientadora. Independentemente se vir a si mesmo como uma pessoa espiritual ou não, um místico é aquele que busca encontrar ordem no caos e coletar evidências dessa dimensão ordenada.
As palavras “misticismo” ou “místico” derivam da raiz grega myein, que significa “fechar os olhos”; dessa forma mystikos é alguém que fecha seus olhos a fim de excluir o mundo comum e experimentar outras realidades.
1 Relativo ou pertencente à religião: Ensino religioso. 2 Que procura viver de acordo com os preceitos de uma religião. 3 Que tem um cunho de religiosidade. 4 Comprometido com ou dedicado ao serviço do divino: A vida religiosa de um sacerdote.
Experiência religiosa, experiência mística ou experiência espiritual é uma experiência subjetiva em que um indivíduo tem um encontro ou uma união com uma entidade divina, ou ter tido contato com uma realidade transcendental.
A experiência religiosa tem como finalidade a Transcendência. Nisto ela é uma experiência humana, portanto própria do ser humano, aquele que busca a transcendência. Assim religião, como experiência humana é condicionada por sua forma de ser e pelo seu contexto histórico cultural.
Definindo religião como controle do ambiente e auto-transcendência, os autores apontam dois mecanismos neurofísiológicos essenciais da religião: o operador causal e o operador holístico, responsáveis pela percepção, respectivamente, de causalidade e de unidade, geradores de causas espirituais e do misticismo.
Em geral, elas se apresentam como catálogos de regras, crenças e proibições, enquanto a espiritualidade é livre e criativa. Na religião, predomina a voz exterior, da autoridade religiosa. Na espiritualidade, a voz interior, o “toque” divino. A religião é instituição; a espiritualidade, vivência.
Uma conversa sobre espiritualidade
Cristianismo
perspectiva, o conceito de espiritualidade pressupõe uma teoria filosófica da religião que, por sua vez, ocupa-se de explicitar os componentes fundamentais da 'consciência religiosa' e seu 'conhecimento último' possível.
A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. ...
A filosofia da religião é uma das divisões da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética), indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso. Em síntese, sua pergunta fundamental é: "O que é a religião?".
É uma divisão da filosofia que estuda a relação entre o homem e Deus, ela tem o propósito de buscar a essência, sentido e também o valor da Religião, começando a partir de princípios providos de outras ciências, como, por exemplo, a Metafísica, Psicologia, Moral, entre outras. ...