A Neblina – ou Nevoeiro – é, basicamente, a formação de nuvens em proximidade com o solo por intermédio da condensação da água presente na atmosfera em forma de umidade. ... Portanto, podemos concluir que a neblina se forma quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d'água.
Como o nevoeiro se forma ? ... O nevoeiro é como uma nuvem do tipo “stratus”, mas que se forma junto à superfície. A base da nuvem fica perto do chão. Como as nuvens, o nevoeiro também é a condensação da umidade do ar, porém acontece em baixa altitude, próximo à superfície.
Neblina e nevoeiro são a mesma coisa, mas o primeiro termo é popular e o segundo é utilizado por meteorologistas. Já a névoa pode ser seca ou úmida. ... Já a segunda, assim como o nevoeiro, acontece quando o ar quente e úmido entra em contato com uma superfície fria e se condensa até formar vapor.
Os aerodispersóides são partículas sólidas ou líquidas, suspensas ou dispersas no ar.
Os fumos, por sua vez, são partículas sólidas formadas pela condensação/oxidação de vapores de substâncias sólidas a temperatura normal. As operações mais comuns onde há a presença de fumos são as de soldagem e fundição.
Neste grupo em questão, os agentes contaminantes são pequenas partículas em estado sólido ou partículas em estado líquido presentes no ar. As poeiras são partículas sólidas formadas pela ruptura mecânica de um sólido. ... Entre os particulados sólidos, também podemos destacar as fibras.
Poeiras minerais: provêm de diversos minerais, como sílica, asbesto, carvão mineral, e provocam silicose (quartzo), asbestose (asbesto), pneumoconioses (ex.: carvão mineral, minerais em geral). ... Poeiras alcalinas: provêm em especial do calcário, causando doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema pulmonar.
As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.
A sílica é o mineral dióxido de silício que está presente nas rochas, areias, quartzo, quartzito e em outros materiais. A inalação do seu pó causa a silicose.
Já a poeira orgânica pode incluir partículas de grãos, pólen, esporos de fungos, hifas, micotoxinas, bactérias e endotoxinas, além de penas, células da pele das aves e excrementos.