O colesterol é um esteroide produzido por nosso organismo e que participa da formação e manutenção de membranas e de diversas substâncias importantes, como os hormônios.
As principais funções do colesterol são a produção de hormônios sexuais, como a testosterona e a progesterona, e a síntese de membranas celulares no organismo. Além disso, o colesterol também é um precursor da vitamina D, constitui a bile e tem importante influência na atividade da serotonina.
Função. O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura.
O colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele participa na síntese da membrana celular, na produção da vitamina D e dos hormônios sexuais feminino e masculino, que são respectivamente o estradiol e a testosterona, que também são esteroides.
Colesterol bom e ruim "Se deposita nos vasos sanguíneos, dá origem a placas que podem até entupir o vaso", diz o endocrinologista. Para equilibrar o processo, o HDL (lipoproteína de alta densidade) tem o papel de retirar o colesterol das células e levá-lo de volta ao fígado para depois ser eliminado.
HDL tem como função a captação de colesterol excessivo, com isso, ele poderá retirar o colterol do sangue assim sendo chamados de bons. LDL causa Excesso e não faz o retiro assim os transferindo para os vasos sanguíneos e por justa a ação são chamados de ruins.
Mas por quê é tão importante manter o Colesterol baixo (menor que 200,0 mg/dL)? A taxa alta de colesterol no sangue provoca o entupimento das artérias, e o excesso tende a acumular-se nas paredes, formando placas de gordura, os ateromas. Pouco a pouco eles podem “entupir” as artérias.
Enquanto o LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado às células, o HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de alta densidade) faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo.
Os valores de referência do colesterol bom e ruim são: Colesterol bom (HDL): o ideal é que esteja acima de 60 mg/dL, no entanto valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons; Colesterol ruim (LDL): o ideal é que esteja abaixo de 130 mg/dL.
Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o bom – HDL e o colesterol ruim – LDL. A diferença consiste entre eles consiste em: Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminado.
Veja melhor o que significa cada tipo de colesterol e quais os níveis recomendados:
Altos níveis de colesterol geralmente não causam sintomas, por isso é importante fazer o controle regularmente. O valor de referência desejável para o colesterol total é abaixo de 190 mg/dL.
LDL, o “colesterol ruim” Em inglês, a sigla LDL vem de low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade.
Para melhorar o colesterol HDL, também conhecido como colesterol bom, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, castanhas, amendoim e peixes gordos, como salmão e sardinha.
Porém, um novo estudo publicado no European Heart Journal apontou que pessoas com taxa de HDL elevada no organismo têm risco 43% maior de sofrerem uma doença infecciosa --como pneumonia e gastroenterite --, quando comparadas a indivíduos com nível considerado normal.
O excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares - Cerca de 70% do colesterol no sangue vem do fígado e apenas 30% vêm da alimentação. Depois de passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile.
O aumento do colesterol pode acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação rica em gorduras e açúcar, além de poder estar relacionada com fatores familiares e genéticos, em que mesmo com bons hábitos alimentares e prática de atividade física regularmente, há aumento do ...
A elevação do LDL pode ser causados por fatores hereditários, sedentarismo, alimentação e idade, sendo particularmente perigoso porque não apresenta sintomas.
Para conseguir baixar o colesterol ruim, é recomendado seguir uma dieta saudável, consumindo somente fontes de gordura boa como azeite, azeitona, abacate e nozes, e excluindo alimentos com gorduras nocivas ao corpo, como as que estão presentes em alimentos industrializados e processados.