Pode ter relação com uma infecção bacteriana. Esse tipo de prostatite é causada na maioria das vezes por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso, como a Echerichia coli, que são os agentes mais frequentes pela prostatite bacteriana. Outras vezes a causa é desconhecida.
Hiperplasia inflamatória é uma lesão do tipo hiperplásica geralmente relacionada a fatores traumáticos (por exemplo: próteses mal adaptadas). Seu tamanho e forma dependem do fator irritativo e pode haver úlceras sobrepostas. É uma lesão inflamatória crônica, ou seja, possui uma longa duração.
A prostatite bacteriana é mais comumente causada por uma bactéria chamada Escherichia Coli, que também é responsável por muitas infecções urinárias. Outras bactérias menos comuns são: Proteus, Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas e Serratia.
Sintomatologia de uma Próstata inflamada Dificuldade em urinar (retenção urinária); Sangue na urina (hematúria); Micção frequente/urgente; Noctúria (vontade de urinar durante a noite);
Tratamento
A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.