O QUE CARACTERIZA O FUNCIONALISMO, O ASSOCIACIONISMO E O ESTRUTURALISMO? Funcionalismo - Escola de psicologia que enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia, em contraste com as escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos conscientes, está preocupado com a consciência .
O estruturalismo define a psicologia como ciência da consciência e da mente, definição herdada de Wundt. ... Um dos grandes objetivos da psicologia estruturalista seria descobrir os aspectos estruturais da mente, a maneira pela qual se estrutura e os elementos da consciência.
Estruturalismo (estudo das estruturas da mente); Funcionalismo (estudo das funções que desempenham tais estruturas).
O método estrutural propõe-se identificar a estrutura comum a diferentes formas sociais e culturais. ... O estruturalismo, que define a estrutura como uma construção do pensamento, recrimina o funcionalismo pelo "realismo" que reconhece à função e pela ideia de que toda a sociedade é explicável a partir das funções.
O principal representante do Associacionismo é Edward L. Thorndike, e sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. ... Assim, para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que estariam associadas àquele conteúdo.
Segundo a Lei do Efeito, formulada por Edward L. Thorndike, todo comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo, um rato etc.) tende a se repetir, se nós recompensarmos (efeito) o organismo assim que este emitir o comportamento.
Teoria de Piaget: a teoria da aprendizagem na educação infantil. A teoria de Piaget, chamada de teoria piagetiana, foca no desenvolvimento infantil e, por isso, é chamada de teoria do desenvolvimento. Segundo ele: A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.