Tome remédio com água, não dissolva e não parta ao meio “Além de ajudar na dissolução do fármaco, facilita a passagem pelo esôfago, evitando que o medicamento fique entalado na garganta”. Além disso, os medicamentos não devem ser dissolvidos na boca.
Droperidol; Zolpidem. Caso essas substâncias se misturem, é possível que hajam efeitos colaterais sérios, além da possibilidade de cortar o efeito do medicamento.
Remédios que contenham paracetamol, dipirona e ácido acetilsalicílico, por exemplo, podem viciar devido ao consumo frequente, já que são ingeridos com facilidade no caso de dores de cabeça e nas costas. Outro tipo de medicamento que precisa ter acompanhamento médico rigoroso são os calmantes.
A pessoa que abusa desse tipo de medicação é hipocondríaca. Essas pessoas têm receio de ficarem doentes ou sempre pensam que estão. O hipocondríaco tende a hipervalorizar a dor.
Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (freqüentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc.