Faça atividade física. Movimentar o corpo também contribui para a eliminação das toxinas (por meio do suor, por exemplo), para a circulação do sangue e para a limpeza do organismo. E mais: os exercícios ajudam a direcionar a energia para algo que não seja o consumo de drogas — e isso também é muito válido.
Em relação a cocaína, na urina se apresenta por 3 a 4 dias, no sangue de um a dois dias, no cabelo até 90 dias. Já para heroína, o tempo que leva para desintoxicar o organismo de drogas é de três a quatro dias na urina, no sangue 12 horas até e no cabelo por 90 dias.
Exames toxicológicos baseados em fluidos corporais como sangue, urina e, mas recentemente suor foram – durante alguns anos – a única opção para detecção do consumo de drogas. O sangue é o que propicia uma menor janela de detecção: Apenas algumas horas, no máximo um dia.
As 10 drogas mais perigosas do mundo
O crack é um estimulante do sistema nervoso central (SNC). Entre seus efeitos estão intensa euforia, exaltação da energia e libido, sensação de onipotência. Derivado da cocaína, é encontrado na forma de pedras e fumado em cachimbos. É a forma mais potente da droga.
De acordo com uma pesquisa da Fiocruz de 2013 - uma das mais recentes com cobertura nacional -, a média de tempo de uso entre dependentes de crack é de 8 anos. Cavalcante diz que o efeito é muito individual —algumas pessoas sustentam o vício durante anos.
Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.
Livrar-se do crack não é nem um pouco fácil. No entanto, com a ajuda de profissionais e clínicas especializadas, como é o caso da Clínica Vencer Sempre, é possível se libertar.