EQST

O Que Bcio Mergulhante?

O que bcio mergulhante? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é bócio mergulhante?

O bócio mergulhante (BM) é uma afecção relativamente rara da glândula tireóide cuja primeira descrição data de 17491. Consiste em aumento do tamanho, peso e volume da glândula tireóide que invade a cavidade torácica total ou parcialmente.

Quais os sintomas de bócio mergulhante?

Os sintomas mais frequentes devidos ao “mergulho” do bócio na cavidade torácica são a disfagia progressiva (cerca de 43% dos casos), a dispneia (cerca de 59% dos casos), síndrome de compressão da veia cava superior (cerca de 5 à 9% dos casos) e em alguns casos, insuficiência respiratória aguda.

O que causa a doença bócio?

A deformação que o bócio provoca na região anterior do pescoço pode limitar-se a pequenas saliências, ou nódulos, ou constituir massa grande e disforme, que comprime a traqueia e provoca dificuldade para respirar e engolir, tosse irritativa, rouquidão e dilatação das veias do pescoço.

Quando é indicado a retirada da tireóide?

Indicações. As principais indicações para cada uma dessas intervenções são: o câncer de tireoide, a suspeita de câncer, o bócio volumoso e o hipertireoidismo não resolvido com outras condutas. No primeiro caso, quando após uma biópsia é detectado o câncer, a cirurgia é o único tratamento capaz de levar à cura.

Qual o tratamento para bócio Multinodular?

Diferentemente dos pacientes com Doença de Graves, cuja evolução para a remissão pde ser obtida com o tratamento clínico, nos casos de bócio nodular ou multinodular tóxico a terapia deve ser a ablativa. Esta terapia pode ser realizada de 3 modos: cirurgia, radioioterapia ou através de injeção percutânea de etanol.

Como identificar o bócio?

O principal sintoma de bócio é o aumento do volume da tireoide, que muitas vezes é visível....Principais sintomas
  1. Dificuldade para engolir;
  2. Surgimento de um nódulo ou caroço no pescoço;
  3. Aparecimento de tosse;
  4. Desconforto na região do pescoço;
  5. Sensação de falta de ar;
  6. Rouquidão.

O que a retirada da tireoide pode causar?

HIPOTIREOIDISMO é o que ocorre após a retirada de toda a tireóide, que nada mais é do que a falta do hormônio tireoideano, levando a sintomas como: sonolência, constipação, pele seca, déficits de atenção, raciocínio lento, depressão, unhas e cabelos secos, quebradiços e de crescimento lento, fraqueza muscular, ...

O que acontece quando se tira a tireoide?

Ao retirar completamente a tireoide e não fazer a reposição hormonal pode haver hipotireoidismo, e uma das características disso é o aumento do peso e inchaço corporal.