Escolha as batatas bem redondas e descasque-as. Sugiro as batatas de casca vermelha e polpa amarela clara, como a asterix, são as melhores para se trabalhar. Elas têm a quantidade certa entre o amido e a água, que é ideal para fazer certas receitas, principalmente frituras.
Corte suas batatas e deixe-as com a cara das famosas batatas da onda, pois com o formato ondulado dessa faca, todos os cortes sairão com esse efeito.
Seque as batatas em um pano de prato limpo e coloque-as dentro da panela com óleo. Mexa ligeiramente para que elas não grudem. Em seguida, pare de mexer e deixe fritar. Essa primeira etapa estará pronta quando as batatas estiverem esbranquiçadas e macias.
MODO DE PREPARO: Esquente o óleo, e faça o teste* do fósforo para verificar se está no ponto certo. (*o teste consiste em jogar um palito de fósforo no óleo, quando estiver na temperatura certa para fritar, o fósforo pegará fogo). As batatas devem estar congeladas, para garantir que fique crocante.
As batatas congeladas não são feitas com ingredientes naturais. Mito. Mesmo existindo opções em formatos moldados, como Smiles e Emoticons, o produto é feito da própria batata, que é apenas manipulada para ganhar novas formas ou cortes, aproveitando todas as partes do tubérculo no processo de fabricação.
Modo de fazer
Modo de Preparo
Deixe-as na água fervendo por alguns instantes, até começarem a amolecer e em seguida coloque-as em água fria para cortar o cozimento. Depois disso, também pode congelar para usá-las depois. Na hora de fritar vai direto no óleo, sem precisar descongelar.
As batatas congeladas devem ser fritas a temperatura de cerca de 180 °C durante 3 a 5 minutos. A quantidade de óleo ou gordura deve ser suficiente para cobrir as batatas, pois isso otimiza o tempo de fritura.
Como as Pringles são feitas? Elas são feitas de uma mistura composta por dois terços de água e um terço de pó de batata misturado com milho. Esta mistura é colocada em tapetes deslizantes, formando uma folha de massa maleável.
E a resposta é que depende! Depende da forma com que você vai congelar a sua batata. Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.
Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.
A melhor maneira de conservar a batata crua que já foi descascada e cortada é colocando em uma vasilha e cobrir com água. Coloque a vasilha na geladeira e consuma dentro de 24 horas. Evite lavar as batatas antes de guardar com a casca na geladeira, para não tirar sua proteção natural contra bactérias.
O congelamento de batatas cruas não é recomendado, pois após um determinado período a batata armazenada fica ensopada em um líquido, que é causado, principalmente, pela casca e pela idade da batata. ... Se você quiser congelar batata-doce pré-cozida como a dos mercados, você pode deixar no fogo de 10 a 15 minutos.
Você já pode deixar a sua batata-doce no jeito, basta cozinhar várias e congelar nas porções que você costuma consumir. Para descongelar, é só colocar na água quente novamente. Validade: 2 meses.
Caso não vá utilizar, o jeito mais fácil de armazenar é congelar a mandioca crua. Coloque os pedaços descascados e lavados em sacos plásticos e congele. Na hora de usar, a mandioca vai do congelador direto para a panela de pressão com água e não perde nenhuma das suas características de sabor ou textura.
Como fazer o branqueamento: passo a passo Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente. Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos.
O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia.
180 dias
O inhame é um alimento saudável, mas por ser fonte de carboidratos, seu consumo deve ser moderado. A recomendação é de uma a duas porções por dia. Ele pode substituir o carboidrato (arroz, batata, macarrão e pão) nas refeições.
Saiba mais sobre os benefícios do inhame:
Também ajuda no tratamento de problemas de fertilidade. Funciona como um desintoxicante do corpo, eliminando as impurezas e resultando em uma pele mais saudável e bonita. O alimento também combate espinhas, cravos e manchas no rosto, deixando a pele macia. Ajuda, ainda, no combate contra as indesejadas celulites.
Embora parecidos, inhames, carás e taros não são a mesma coisa. E mais: diferente do Norte e do Nordeste, regiões em que os nomes são utilizados corretamente, o que chamamos de inhame em Minas Gerais é, na verdade, cará!
No entanto, o inhame (Colocasia esculenta) é um tubérculo que pertence à família das aráceas, é menor e tem casca mais peluda. Já o cará (Dioscorea alata) é um tubérculo da família das dioscoreaceae e costuma ser mais comprido.