EQST

O Que Auxinas E Suas Funçes?

O que é Auxinas e suas funções?

Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas As auxinas são fitormônios ou hormônios estimuladores. A palavra “auxina” vem do grego auxein , que quer dizer "crescer, aumentar". A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada.

Qual a função do hormônio Citocininas?

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.

Qual o principal efeito da Associação das Citocininas com as Auxinas?

As citocinas também atuam em associação com as auxinas no controle da dominância apical. Nesse caso, os dois hormônios tem efeitos antagônicos. As auxinas que descem pelo caule inibem o desenvolvimento das gemas laterais, enquanto as citocinas que vêm das raízes estimulam as gemas a se desenvolverem.

Qual a função dos principais hormônios vegetais?

Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.

Qual a diferença básica entre o crescimento induzido por Auxinas e por Giberelinas?

Giberelinas As geberelinas são substâncias que podem ter seu seus efeitos análogos ao das auxinas. Uma das diferenças é que as giberelinas têm a sua ação quando aplicadas em uma planta intacta. Já as auxinas possuem maior efeito em segmentos de plantas.

O que acontece quando se elimina a gema apical de uma roseira?

Resposta. A auxina produzida pela gema apical inibe o crescimento das gemas laterais. Com a eliminação da gema apical, fenômeno da poda, elimina esse efeito inibidor sobre as gemas laterais, que passam a se desenvolver formando novos ramos.

O que é um regulador de crescimento?

Os reguladores de crescimento são substâncias sintéticas que interferem no balanço hormonal das plantas, inibindo a síntese e a movimentação do hormônio giberelina. ... Época de semeadura - quando a semeadura é realizada tardiamente, as plantas terão maior porte.

Quais os locais na célula onde ocorrem os três estágios da biossíntese de Giberelinas?

(TAIZ e ZIEGER, 2009). A biossíntese de giberelinas ocorre tanto nas sementes em desenvolvimento, como em plântulas jovens, ápices caulinares, e embriões em processo germinativo.

Qual a distribuição de Giberelinas nas plantas e quais as regiões de síntese?

Locais de produção das giberelinas no vegetal. As giberelinas são produzidas em tecidos jovens do sistema caulinar e sementes em desenvolvimento. É incerto se sua síntese ocorre também nas raízes. Após a síntese, as giberelinas são provavelmente transportadas pelo xilema e floema.

Como ocorreu a descoberta das Giberelinas quantas Giberelinas são conhecidas atualmente e quais as que são ativas nas plantas?

A DESCOBERTA DAS GIBERELINAS Kurosawa (1926) descobriu que a altura dessas plantas era induzida por um composto, secretado pelo fungo Gibberella fugikuroi, que infectava o vegetal. ... Elas estão presentes em toda a planta, podendo ser detectadas em folhas, caules, sementes, embriões e grãos de pólen.

O que é regulador vegetal?

Reguladores vegetais são definidos como substâncias naturais ou sintéticas que podem ser aplicados diretamente nas plantas para alterar seus processos vitais e estruturais para incrementar produção e melhorar a qualidade de culturas de interesse econômico (LACA- BUENDIA, 1989).