A atenção discriminativa é a função mental que ao focalizar dois ou mais estímulos diferentes, necessita realizar uma discriminação, uma separação, para tornar em consideração somente o estímulo de seu interesse e assim emitir uma resposta específica (Tonglet, 1999).
A função de coordenação, de ordenar os fluxos e contra -fluxos dos usuários por todos os níveis da rede de atenção à saúde; E a função de responsabilização, de se responsabilizar pela saúde da população, independentemente do ponto de atenção à saúde em que esteja.
Significado de dar atenção: Demostrar afeto, dar importância, não agir de maneira indiferente.
Os jogos cognitivos eletrônicos propõem desafios que exigem o exercício de aspectos cognitivos como memória, raciocínio lógico, cálculo, criatividade, resolução de problemas e atenção, por exemplo. ... Esses jogos podem ter diferentes formatos como jogos de desafios, tabuleiro e digitais.
A capacidade cognitiva é a possibilidade de aprender algo novo ou consolidar o conhecimento prévio de uma pessoa. Durante a infância, diversas funções da cognição podem ser estimuladas por meio de incentivos diários.
Foi possível observar a partir da aplicação da atividade que, os jogos eletrônicos melhoram habilidades cognitivas como, a atenção, concentração, a visão, habilidades estratégicas, raciocínio lógico, capacidade de responder aos estímulos rapidamente e motivação para não desistir mesmo não conseguindo encontrar a ...
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
No que se refere a esse aspecto, Vigotsky (1989) destaca que o jogo cria Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Assim, o jogo traz benefícios sociais, afetivos e cognitivos para a criança e permite trabalhar aspectos como a imaginação, a imitação e a regra.
As regras em todos os esportes são estabelecidas para garantir uma disputa justa entre competidores e promover um ambiente de boa esportividade. É de vital importância que todos os jogadores que queiram participar em um determinado esporte, obtenham os recursos que precisam para aprender as regras e aderir a elas.
Os jogos de regras são classificados como: sensório-motor, exemplo futebol, e intelectuais (exemplo xadrez). O que caracteriza o jogo de regras é a existência de um conjunto de leis imposto pelo grupo, sendo que seu descumprimento é normalmente penalizado, e uma forte competição entre os indivíduos.