O que afinidade eletrnica e eletronegatividade? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que é afinidade eletrônica e eletronegatividade?
A eletronegatividade é outra propriedade periódica. ... Afinidade eletrônica - energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. Energia de ionização - energia necessária para retirar um elétron de um átomo. Eletronegatividade - atração dos átomos pelos elétrons.
Como funciona a afinidade eletrônica?
Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. O elemento flúor, por exemplo, tem essa capacidade de atrair elétrons e “capturá-los”, originando um íon de carga negativa. ... No caso do flúor, essa energia é de 328 kJ.
Qual é a relação entre afinidade eletrônica e carga nuclear efetiva?
A afinidade eletrônica cresce para a direita, enquanto a EI cresce para a direita e para cima. Assim, a tendência geral da eletronegatividade é crescer para a direita e para cima. Quanto mais para a direita, maior a carga nuclear efetiva e maior a capacidade do átomo de puxar os elétrons em sua direção.
O que é afinidade eletrônica e como é a variação na tabela periódica?
A afinidade eletrônica é a quantidade de energia liberada pelo átomo ao receber um elétron. Essa propriedade é periódica, aumentando da esquerda para a direita e de baixo para cima na tabela periódica.
Qual é a definição de eletroafinidade?
A afinidade eletrônica é uma propriedade que estuda a energia liberada por um átomo ao receber um elétron.
Como a energia de ionização está relacionada com a carga nuclear efetiva?
Quanto maior a dificuldade para se remover o elétron, maior é a energia de ionização. A energia de ionização diminui à medida que descemos em um grupo. ... À medida que o átomo aumenta, torna-se mais fácil remover um elétron do orbital mais volumoso.
Como a afinidade eletrônica varia na tabela periódica?
Na família, os elementos localizados acima um do outro apresentam menor número atômico e menor número de níveis em seus átomos, o que favorece uma maior força de atração do núcleo em relação aos elétrons da periferia. Assim, em uma família da Tabela Periódica, a afinidade eletrônica cresce de baixo para cima.
Qual é a principal diferença entre os termos afinidade eletrônica e energia de ionização?
As diferenças entre termos são: Afinidade eletrônica: é a energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. Energia de ionização: ou Potencial de ionização, é a energia necessária para retirar um elétron de um átomo.
Como saber a afinidade eletrônica?
Raio atômico: quanto menor for o tamanho de um átomo, maior será a sua afinidade eletrônica. Isso ocorre porque a força de atração do núcleo em relação aos elétrons da periferia é maior. Período: em um mesmo período, quanto maior for o número atômico, maior será a afinidade eletrônica.
Qual é a ligação que envolve um átomo com baixa energia de ionização é outro átomo com alta afinidade eletrônica?
Quanto ao tipo de ligação, MgO tem sua estrutura formada por ligação iônica, diamante por ligação covalente estendida e tungstênio por ligação metálica.
Qual o significado do termo carga nuclear efetiva?
A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva não é igual à carga no núcleo devido ao efeito dos elétrons internos.
Em que consiste a carga nuclear efetiva?
A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva não é igual à carga no núcleo devido ao efeito dos elétrons internos.