O que acontece quando no paga o FIES? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Ao contrário do que acontece com outros tipos de dívida, a do FIES não caduca ou prescreve após 5 anos negativada. Depois desse período, você continuará inadimplente e pior, poderá ter seus bens apreendidos ou bloqueados para quitar sua pendência com o Governo Federal.
O que acontece com o fiador do FIES se ele não pagar a dívida?
Se não conseguir pagar os boletos em dia, o contrato é cancelado. ... Eles passarão a ser cobrados pela Caixa Federal ou pelo banco em que o contrato foi feito, e o valor da dívida quase triplica! Além disso, o fiador que foi apresentado na contratação tem nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na Serasa.
Quanto tempo tenho para pagar o FIES depois de formado?
Se o estudante estiver desempregado, deverá pagar as prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo. Entenda mais: Como funciona o Fies? Todos os pagamentos do Fies são feitos diretamente para a instituição financeira contratada e a dívida deve ser quitada no prazo máximo de 14 anos após formado.
Como fazer para deixar de ser fiador do FIES?
Para deixar de ser fiador do FIES é preciso providenciar uma carta de exoneração no aditamento. No Fundo de Financiamento Estudantil, o fiador cumpre seu papel por tempo indeterminado, ou seja, durante todo o período de pagamento da dívida.
Como faço para pagar o FIES depois de formado?
No primeiro mês após a conclusão do curso, começa o pagamento do saldo devedor do FIES. Se você estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), o FIES desconta o pagamento direto na fonte. Isto é, diretamente no seu salário, antes dele cair na sua conta bancária.
O que acontece se o fiador do FIES morrer?
RESPONSABILIDADE DO FIADOR PELAS PARCELAS VENCIDAS ATÉ A DATA DO ÓBITO DO AFIANÇADO. ... Assim, o fiador, com a morte do afiançado nos contratos do FIES, não responde pelo saldo devedor do financiamento.
O que devo fazer para deixar de ser fiador do FIES?
Para deixar de ser fiador do FIES é preciso providenciar uma carta de exoneração no aditamento. No Fundo de Financiamento Estudantil, o fiador cumpre seu papel por tempo indeterminado, ou seja, durante todo o período de pagamento da dívida.
O que devo fazer para deixar de ser fiador?
Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado. O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel.
Como deixar de ser fiador em contrato bancário?
De acordo com o artigo 835 do Código Civil: Art. 835. O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor.