Correto falar menas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.
Tem menos gente ou menas gente?
'Menas gente' ou 'Menos gente'? A segunda forma é a correta. Na expressão acima, “menos” é um pronome indefinido que expressa quantidade menor. Essa palavra é invariável, ou seja, não possui variação de gênero e de número. Portanto, a palavra “menas”, apesar de ser muito usada, não existe na língua portuguesa.
Tinha menas pessoas?
Voltando aos exemplos, a palavra menos foi corretamente utilizada em dois enunciados, são eles: “O melhor é tomar menos refrigerante e mais suco” e “Há menos pessoas hoje do que ontem.” Então, para não errar, lembre-se de que a palavra menos é invariável, logo menas não existe. Portanto, atenção para não se equivocar.
Quem não é fumante tem menas ou menos chance de ter câncer?
A forma correta de escrita da palavra é menos. A palavra menas está errada, não existe.
Quem não é fumante tem menas chances de ter câncer ou menos?
Sem precisar se alongar muito, a resposta é bem clara e objetiva: o termo correto é menos. Vamos te explicar o porquê: Levando em conta que a palavra menos exerce, na maioria das vezes, a função de advérbio, ela torna-se um termo invariável. Ou seja: não fará a concordância de gênero com outras palavras.
Qual é o certo mais melhor ou melhor?
era melhor que o meu padrasto. Por causa disso, não é correto utilizar “mais” junto com “melhor”, ou seja, não está de acordo com a norma culta usar “mais melhor”.
É correto dizer muito menos?
A forma correta é «muito menos», mesmo quando menos acompanha um substantivo. Na língua falada, é possível ouvir "muita" em lugar de muito, sobretudo quando o advérbio modifica adjetivos: «uma praia "muita" grande». É um uso que a norma não aceita.
Quem não é fumante tem menas chance de ter câncer?
Se você não é fumante, mas vive ao lado de um, tem até 30% a mais de chance de ter câncer de pulmão.