Estudos recentes mostram que a própolis verde possui ação antitumoral, e até é muito utilizada em hospitais no Japão para o tratamento de pacientes que fazem a radioterapia. Para adultos é recomendável ingerir de 10 a 20 gotas, diluídas em meio copo d' água, suco, chá ou café.
O fato de o própolis oferecer tantos benefícios não significa usar o extrato, a forma mais consumida por aqui, como se fosse água. “Ingerir 15 gotas em jejum já seria suficiente para fortalecer o sistema imune”, sugere Norma.
Própolis Verde – Usada para regular o sistema imunológico, pode prevenir o câncer e melhorar bactérias, micróbios e fungos. Própolis Vermelha – É a mais rara no mercado. Tem ação anti-inflamatória, repara os estragos causados por micróbios e tem dado resultado no combate a células cancerígenas.
Própolis é uma mistura de substâncias resinosas de vegetais, pólen, cera e secreções salivares das abelhas. Desta forma, para as abelhas, serve para vedar frestas e proteger a colmeia de possíveis ataques de outros insetos e das adversidades climáticas.
Após percorrer esse longo caminho histórico, o própolis atualmente é usado nas academias de ginástica como coadjuvante nos processos de emagrecimento, visto sua capacidade de combater os radicais livres e também as inflamações, além de ajudar na qualidade do sono. Tudo muito importante no processo de perda de peso.
Mel e própolis são substâncias produzidas pelas abelhas, uma serve como alimento e outra para a manutenção e proteção da colmeia. Para nós humanos, o mel e própolis são utilizados na prevenção e tratamento de doenças.