Teclado: Como improvisar com os modos gregos
4 FORMAS DE PRATICAR OS MODOS GREGOS
4 FORMAS DE PRATICAR OS MODOS GREGOS
Acorde menor é um acorde formado por uma tríade menor: a primeira, a terceira e a quinta notas de uma escala menor natural, ou seja, tônica, terça menor e quinta justa. ... A escala menor possui distância entre notas de: tom - semitom - tom - tom - semitom - tom e tom.
O primeiro intervalo de notas é do Dó ao Mi, esse intervalo é composto por quatro semitons então ele é uma 3M (Terça maior). É esse primeiro intervalo que dá a nomenclatura “maior” para o acorde. O segundo intervalo é do Mi ao Sol, já este intervalo tem três semitons o que define o intervalo como 3m (Terça menor).
Os acordes naturais são aqueles que recebem o mesmo nome das notas fundamentais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). Cada um desses acordes é formado por três notas, que são definidas com base na regrinha abaixo: As notas que formam os acordes naturais são o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas.
Sol maior (abreviatura no sistema europeu Sol M e no sistema americano G) é a tonalidade que consiste na escala maior de sol, e contém as notas sol, lá, si, dó, ré, mi, fá sustenido e sol. A sua tonalidade relativa é mi menor, e a sua tonalidade paralela é sol menor.
1 – TODO ACORDE é formado por 3 notas + as possíveis alterações. Use sempre a ESCALA MAIOR (Diatônica), mesmo se for montar um acorde menor. O Iº grau será a TÔNICA ou BAIXO do Acorde. O 3º grau define se o acorde é MAIOR ou MENOR.
Como um acorde é formado por 3 notas, uma tríade maior ou menor é o mesmo que um acorde maior ou menor. A diferença entre um Acorde Maior e um Acorde Menor é a sua terça. 2) No Acorde Menor o intervalo de terça ( 3 notas) é menor (3m) – um semitom a menos. ... Te espero para a próxima aula.