Como usar onde aonde nas frases? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos:
“Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir.
“Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.
Onde eu gostaria de estar?
A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar".
Onde você mora ou onde você mora?
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Onde foi morar ou aonde foi morar?
De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?" ... Como na locução "foi morar", o verbo principal é "morar" (que não exige preposição), a expressão correta seria "Onde você foi morar".
Onde e em que?
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
Como usar o pronome relativo ONDE?
ONDE é um pronome relativo e serve para ligar uma oração principal a uma subordinada adjetiva ao mesmo tempo que substitui um termo da oração principal, evitando a repetição. uma vez que, nessa frase, o pronome está retomando entrevista, que não é um lugar!!!
Onde ou para onde?
O certo é para onde ou para aonde? Nesse caso, utiliza-se sempre para onde. Isso porque para é uma preposição, assim como o a de aonde e, portanto, deve-se optar por apenas uma.