Como usado o implante subcutneo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como funciona? O implante funciona porque os hormônios do cilindro, passam lentamente para o sangue da mulher e esse hormônio no sangue inibe ou bloqueia a ovulação. Sem óvulo, não tem gravidez. Além disso, o implante também altera o muco cervical, dificultando a entrada dos espermatozoides no útero da mulher.
O que significa implante subcutâneo?
O implante subcutâneo (conhecido no Brasil como Implanon®) é um método anticoncepcional que tem gerado muita curiosidade entre as mulheres devido a sua praticidade e promessa contraceptiva (eficácia superior a 99%).
Como ocorre a ação contraceptiva do implante subcutâneo?
O implante subcutâneo é inserido debaixo da pele do antebraço. Após sua aplicação, o dispositivo começa a liberar de forma contínua o hormônio contido, enviando-o para a corrente sanguínea da mulher. A função deste hormônio é bloquear as ações dos ovários, impedindo que ocorra a liberação de óvulos.
Como ocorre a ação contraceptiva do implante Subcutaneo?
Diariamente, uma pequena quantidade de etonogestrel é liberada direto na circulação sanguínea tornando o muco cervical mais espesso e diminuindo a motilidade das trompas, o que dificulta a subida dos espermatozoides pelo colo e corpo do útero impedindo-os de chegar até os óvulos.
Quem pode usar Implanon?
Para que serve implanon? O dispositivo pode ser usado por mulheres de todas as idades, tanto por quem acabou de ter a primeira menstruação, quanto por pessoas que já engravidaram.
Quais os tipos de implantes anticoncepcionais?
São seis tipos, Elcometrina, Gestrinona, Nomegestrol e Levonorgestrel são os hormônios anticoncepcionais e Estradiol e Testosterona são hormônios bioidênticos usados isoladamente ou combinados com os anticoncepcionais e/ou combinados para reposição hormonal.
O que são os implantes hormonais?
O implante hormonal é um método de tratamento para algumas doenças ginecológicas. Trata-se de um tubinho feito de silástico (semelhante à borracha e utilizada em próteses em seres humanos), inerte ao organismo e que mede, em média, 3 cm a 5 cm.
Como remover o Implanon?
O implante de Implanon é removido pelo “estala para fora” a técnica. A pele sobre a ponta da haste é anestesiada e uma incisão longitudinal de 2 milímetros é feita sobre a extremidade longe do ponto de origem do implante, que é visualizado e estabilizado pressionando na extremidade proximal.
Qual idade pode colocar Implanon?
Ministério da Saúde incorpora no SUS implante para prevenção da gravidez por mulheres entre 18 e 49 anos. O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) o implante subdérmico de etonogestrel para a prevenção da gravidez não planejada por mulheres adultas em idade reprodutiva entre 18 e 49 anos.
Qual o melhor implante anticoncepcional?
Nesse sentido, o Implanon, é o um dos métodos anticoncepcionais mais indicados e pode ser usado por mulheres de todas as idades. Aqui na Clínica CEU temos um grande compromisso com a saúde feminina. Por isso, além da colocação do DIU, a inserção do implante também fazer parte dos procedimentos realizados.