Cuide do limoeiro usando um fungicida com, no mínimo, 50% de cobre, como a mistura Bordeaux, se as folhas enroladas tiverem manchas vermelhas em folhas já crescidas ou se ficaram aveludadas, com uma coloração amarelo-acinzentada ou marrom, pois são sintomas de folha enrolada, em que um fungo afeta as folhas, caules e ...
Por que as folhas da laranjeira e do limoeiro passaram a ficar enroladas e brancas? ... As folhas da laranjeira e do limoeiro podem estar sendo atacadas pela larva minadora dos citros. Denominada Phyllocnistis citrella, a praga afeta as brotações novas das plantas de citros, formando galerias sob a epiderme das folhas.
Dicas para cuidar da sua plantinha Lembre-se de colocar de 10 a 20 litros de água distribuídos em uma semana – para um vaso de 80 litros. Para adubar, prefira a opção orgânica e faça pelo menos, três vezes por ano, utilizando húmus de minhoca, esterco ou composto orgânico.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.
O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural.
Pimenta. A pimenta não faz mal às plantas e funciona como um ótimo inseticida natural contra pragas. Para isso, bata no liquidificador cinco a dez pimentas com dois copos de água e deixe a mistura descansando durante uma noite.
Existem várias receitas, como o uso do sabão neutro. Para isso, dissolva 50 gramas de sabão neutro em cinco litros de água quente. Após esfriar, você já pode pulverizar sobre as plantas infestadas com pulgões.
Assim, devem ser realizadas pulverizações semanais na proporção de 1% a 5% de detergente neutro dissolvido em água. Uma sugestão é utilizar a proporção de 2% a 3% e ajustar de acordo com o estágio de desenvolvimento das plantas, da infestação da praga e dos resultados atingidos.
Enquanto a cochonilha aparece nas partes duras da planta, o pulgão aparece nas áreas macias, como o botão ou pétalas. Sua presença sinaliza excesso de nitrogênio. "O pulgão é um inseto oportunista que se reproduz rapidamente", alerta.
Para repelir o inseto, aplique na fruteira calda de fumo, que pode ser adquirida na forma líquida no varejo especializado ou preparada no local.
A maneira mais simples de preparar a calda de fumo é dissolver 50 gramas de sabão em barra em dois litros de água quente e completar o volume para 15 litros com água fria. Nessa solução, misture um quilo de folhas e talos de fumo picados e deixe em repouso por 24 horas.
Mistura de álcool e fumo misturado com duas de água. Quando o fumo absorver o álcool, coloque mais álcool misturado com um pouco de água e deixe 15 dias de molho, tampando a tijela, para que a nicotina seja retirada do fumo.
Como aplicar? Na hora de usar, misture a calda de fumo com a água de sabão: Coloque 5 colheres (sopa) da calda de fumo em 1 litro de água e misture com 1 litro da água de sabão. Pulverize ou regue as plantas com Page 22 21 essa mistura, procurando molhar bem, principalmente por baixo das folhas.
Fumo de rolo, ou fumo crioulo, ou ainda fumo de corda, é um tipo de fumo (tabaco) torcido e enrolado, normalmente utilizado para confeccionar cigarros de palha, mas também consumido mascando-se pequenos pedaços. Há também várias receitas que utilizam fumo de rolo para combater pragas em hortas domésticas.
De acordo com o Ministério da Saúde da Nova Zelândia, este tipo de cigarro tem maiores níveis de alcatrão que cigarros industrializados. Diversas outras fontes confirmam também que há mais nicotina nos palheiros que nos cigarros industrializados.
A nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros) é a droga que causa dependência. Essa substância é psicoativa, isto é, produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência.
Por ser feito de tabaco os cigarros de palha oferecem os mesmos riscos para o fumante. São estes: vício bioquímico, psicológico, doenças pulmonares e aumento da pressão arterial.