Como tratar amenorreia hipotalmica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Nos casos de amenorreia hipotalâmica, pode ser necessário apoio psicológico/psiquiátrico. Reverter os agentes causais (estresse, perda de peso, exercícios vigorosos) geralmente possibilita o retorno dos ciclos menstruais. Os casos de hipotireoidismo têm tratamento simples, feito com a reposição de hormônio tireoidiano.
O que é amenorreia hipotalâmica?
A amenorreia hipotalâmica funcional (AHF), uma das causas mais comuns da forma secundária da amenorreia (35%), consiste em um comprometimento do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal não decorrente de alterações orgânicas identificáveis, mas frequentemente associada com estresse, perda de peso ou atividade física excessiva.
O que pode causar amenorreia?
Já na amenorreia secundária, as causas podem ser perda de peso de forma drástica, transtornos alimentares, gravidez desconhecida pela paciente, estresse, ansiedade, obesidade, desequilíbrio hormonal, excesso de exercícios físicos, falha ovariana prematura e cicatrização uterina após algum processo cirúrgico.
Quais exames pedir para amenorreia?
Um teste de gravidez (ß – hCG) é o primeiro passo na avaliação laboratorial da paciente com amenorréia 9 (D). Depois de descartada a gestação, solicita-se a dosagem de prolactina 6 (C) e realiza-se o teste de progestogênio. A secreção de prolactina pode ser transitoriamente elevada pelo estresse ou pela alimentação.
O que fazer para curar a amenorreia?
Tratamento de Amenorreia Se for uma amenorreia primária causada por defeitos congênitos, pode exigir medicamentos (hormônios), cirurgia ou ambos. Se a amenorreia é causada por um tumor no cérebro, pode ser feita quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para retirada no tecido canceroso.
Qual médico trata amenorreia?
Marque uma consulta médica se você perdeu pelo menos três ciclos menstruais seguidos ou se você nunca teve um período menstrual até os 15 anos ou mais. Especialistas que podem diagnosticar amenorreia são: Ginecologista e Obstetra. Endocrinologista.
Qual o sintomas de amenorreia?
Para identificar o tipo de amenorreia, o ginecologista normalmente indica exames laboratoriais para avaliar os níveis de hormônios circulantes no corpo, como estrogênio, progesterona, prolactina, TSH, FSH e LH, além de exames de imagem, como ultrassom transvaginal ou pélvico, para investigar se existem alterações ...
O que é bom para amenorreia?
Tratamento de Amenorreia Se for uma amenorreia primária causada por defeitos congênitos, pode exigir medicamentos (hormônios), cirurgia ou ambos. Se a amenorreia é causada por um tumor no cérebro, pode ser feita quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para retirada no tecido canceroso.
O que é amenorreia é grave?
A ausência de menstruação por três ou mais ciclos consecutivos configura a Amenorreia. Apesar de não ser doença, é um sintoma que pode indicar outros problemas de saúde.