O teste é feito conectando o diodo em pontos específicos no multímetro, ou ligando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo. A indicação do estado do diodo é dada diretamente no display do multímetro, sem a necessidade de analisar valores medidos.
a)Desligue o diac do circuito em que se encontra e ligue-o no circuito de prova. Lembramos que esses componentes não possuem polaridade. b)Ligue o instrumento de prova na saída do circuito. c)Alimente o circuito e aumente a tensão gradualmente observando a tensão indicada ou a forma de onda.
Entenda como um diodo funciona.
Para evitar este problema o que se faz é ligar em série com cada diodo um resistor de baixo valor (tanto menor quanto for a intensidade da corrente), de modo a distribuir melhor a corrente. Os diodos, conforme mostra a figura 2 podem ter tipicamente valores entre 0,1 e 1 ohm, para correntes na faixa de 1 a 5 A.
O diodo é formado por uma junção entre um cristal tipo P (lado positivo - também chamado de ânodo) e outro tipo N (lado negativo - também chamado de cátodo).
Como já sabemos, o diodo somente conduz a corrente elétrica quando tem seus terminais diretamente polarizados: ânodo no positivo da fonte e cátodo no negativo.
Ligue o fio verde com o preto, para que a fonte ligue, no momento que você coloque ela na tomada. Depois de se assegurar que o clips ou o fio está fazendo contato entre os polos, basta ligar a fonte na tomada.