No Brasil, a primeira transmissão de TV a cores, aconteceu em 1972, pela TV Difusora de Porto Alegre. O evento transmitido foi a Festa da Uva de Caxias do Sul.
O aparelho de TV padrão transforma o sinal de vídeo em feixes de pequenas partículas chamadas elétrons. Esses feixes são projetados a partir do fundo da tela através de um tubo de imagens. Os feixes “pintam” os pixels na tela em uma série de fileiras, a fim de formar a imagem.
Funcionamento nas TVs Nas televisões de LED, o funcionamento é bastante simples, ou seja, ao invés de usar uma fonte de luz, onde a luz é polarizada e após transformada nos pixels da imagem, as TVs LED usam como fonte de luz uma placa com centenas de LEDs que vão formar as imagens com cores.
A grande inovação desse tipo de aparelho está na forma como são ativados os pixels, os pequenos pontos luminosos que formam a imagem na tela. Na televisão tradicional, isso é feito por um feixe de elétrons, que é emitido dentro de um grande tubo – por isso o aparelho tem muita profundidade.
Ou seja, uma tela de LED nada mais é que um display de LCD iluminado por um painel de LED. Por trás de cada pixel que forma a imagem existem três minúsculos LEDs: um vermelho, um verde e outro azul.
Vale lembrar que todo monitor LED é também LCD (ou seja, ambos são feitos de cristal líquido). Mas a diferença é que o monitor apenas de LCD é iluminado por luz fluorescente, enquanto o de LED é iluminado por LEDs, que têm melhor claridade, contraste e reprodução de cores.
Para identificar se sua tela possui iluminação por Lâmpada ou LED basta analisar o verso da tela quando retirada da carcaça: Exemplo 1 (1 CCFL): A tela apresente uma conexão com dois fios para o Inverter (imagem) do lado inferior direito ou esquerdo.
As telas do formato widescreen são criadas numa proporção de 16/9. ... O formato difere do tradicional fullscreen, que tem proporção de 4/3 (tendo como resultado a dízima periódica 1,33333...). Em outras palavras, para cada 1,3 unidade de largura deve haver uma unidade de altura.